principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 8 de Agosto de 2020

Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores

O Governo dos Açores apresentou sexta-feira, em Ponta Delgada, uma anteproposta de Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região Autónoma dos Açores, com vista à recuperação e transformação social e económica da Região nesta nova fase de regresso progressivo à normalidade, contando para isso com a participação de todos os Açorianos.

 

Assim, para um conhecimento detalhado da anteproposta de Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região Autónoma dos Açores, todos os Açorianos interessados em envolver-se e fazer parte podem ter acesso ao documento no portal da internet https://agendarelancamento.azores.gov.pt que se encontra em consulta pública até ao dia 7 de setembro de 2020. 

 

Deste modo, está reunida toda a informação desde os pilares às 250 medidas, passando pelos eixos e subeixos de atuação, bem como a correspondente descrição e caracterização, sendo também possível ler e descarregar o documento completo, disponível na página “O que é a Agenda?”

 

Na prática, todos os Açorianos podem conhecer e participar nesta nova fase que é de todos e para todos, dando o seu contributo, até ao próximo dia 7 de setembro, com o envio de comentários e sugestões de medidas, através do preenchimento do formulário constante no menu “Contribua aqui”, onde têm a possibilidade de anexar ficheiros, caso assim o pretendam.

 

Para apoio neste processo de reflexão e de colaboração, o Governo dos Açores disponibiliza o endereço de correio eletrónico agenda.relancamento@azores.gov.pt e a linha verde de apoio ao cidadão 800 500 501.

 

Com a colaboração nesta iniciativa congregadora, os Açorianos ajudam não só a consensualizar a estratégia para um sustentado relançamento social e económico da Região, mas também a potenciar a oportunidade para repensar o futuro dos Açores e das próximas gerações de Açorianos.

 

Trata-se de um documento estratégico que assenta em dois grandes pilares – “Relançar a Economia dos Açores” e “Construir uns Açores mais resilientes” – os quais são sustentados por nove eixos de atuação numa analogia às nove ilhas dos Açores e ao polígono eneágono/“nonágono” com nove lados e vértices iguais. 

 

Com este traçado, o Governo dos Açores reforça a ideia de que a recuperação e transformação social e económica da Região deve ser harmoniosa e equitativa, considerando as especificidades de cada ilha, para que todos estejam mais fortalecidos e mais bem preparados para o futuro.

 

Dos nove eixos de atuação propostos, quatro estão incorporados no primeiro pilar designado por “Relançar a Economia dos Açores”, a saber: Relançar o Emprego (21 medidas), Relançar o Social (48 medidas), Relançar as Empresas (58 medidas) e Relançar o Turismo (24 medidas), com o objetivo de fortalecer a sociedade e economia Açoriana para melhor “Construir uns Açores mais resilientes” que dá o nome ao segundo pilar.

 

Este segundo pilar, que incorpora cinco eixos, pretende concretizar por Transformar a Economia dos Açores (48 medidas), por Incrementar a Inovação, a Investigação e o Desenvolvimento (13 medidas), por Potenciar o Capital Humano e Social (5 medidas), por Reforçar o Serviço Regional de Saúde (9 medidas) e por Modernizar a Administração Pública (24 medidas).

 

Cada eixo de atuação divide-se em vários subeixos, sob os quais foram desenhadas as medidas, num total de 250, caracterizadas ao nível dos beneficiários e das entidades responsáveis, bem como do âmbito, início, duração de execução e texto descritivo.

GaCS/SB
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de setembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de setembro

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Novos programas PROAGRI e i9AGRI receberam candidaturas no valor de 1,6 ME de investimento, revela João Ponte



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal