principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Madalena , 19 de Junho de 2019

Diretor Regional das Pescas destaca importância da segurança a bordo das embarcações

O Diretor Regional das Pescas destacou hoje, no Pico, a importância dos pescadores serem capazes de executar os procedimentos de prevenção e emergência a bordo, salientando as iniciativas desenvolvidas no âmbito da campanha Pesca Segura, que visa preparar os marítimos para a prevenção e reação em caso de acidente.

 

“No mar, em caso de acidente, a intervenção só é eficiente se os pescadores tiverem consciência dos riscos, compreenderem as medidas de segurança e forem capazes de executar os procedimentos de prevenção e emergência a bordo“, afirmou Luís Rodrigues, acrescentando que, “acima de qualquer preocupação, para a Direção Regional das Pescas está a segurança de quem do mar faz forma de vida”. 

 

Para o Diretor Regional, que falava no lançamento do Guia de Noções Básicas de Primeiros Socorros, “todo o investimento é pouco quando se trata de matérias relacionadas com a salvaguarda da vida humana no mar“.

 

No âmbito da campanha Pesca Segura, a Direção Regional das Pescas, em parceria com a Federação das Pescas dos Açores, entre outras iniciativas, implementou ações de sensibilização sobre segurança a bordo em várias ilhas dos Açores e construiu um conjunto de manuais, com interesse pedagógico, para apoio em matérias na área da segurança.

 

A preparação desta ação teve início com um trabalho conjunto com as associações do setor, que permitiu identificar os principais acidentes ocorridos a bordo.

 

O objetivo é sensibilizar os pescadores para as normas de segurança e prevenção recomendados em situações de acidente, numa abordagem que incide sobre os cuidados a ter ao nível de primeiros socorros e dos meios de salvação/socorro.

 

O Guia de Noções Básicas em Primeiros Socorros é, assim, o primeiro de cinco manuais que a Direção Regional das Pescas pretende editar.

 

Para Luís Rodrigues, a par com a valorização dos produtos da pesca, a formação é uma prioridade da Secretaria Regional da Mar, Ciência e Tecnologia, em especial a que diz respeito à segurança.

 

Nesse sentido, mais de 800 profissionais da pesca dos Açores já beneficiaram de ações formativas, seja em escolarização, profissionalização ou atividades de sensibilização. 

 

Nesta sessão no Pico, foram também entregues os certificados no âmbito da formação em condução de motores até à potência de 150KW.

 

“Quando o foco deve ser uma pesca em qualidade, há que garantir o mais elementar, que é a segurança. Particularmente, o cuidado com a manutenção do principal equipamento a bordo, o motor”, frisou Luís Rodrigues, acrescentando que “o motor é o coração de qualquer embarcação e todo o cuidado é pouco”.

 

A Direção Regional das Pescas proporcionou aos profissionais que já tem cédula marítima (Pescador e Arrais de Pesca Local), a formação certificada nesta matéria, tendo a ação beneficiado 15 pescadores para a obtenção de um certificado profissional adicional à sua profissão.

 

“Prevenir, garantir a manutenção apropriada e estar preparado para imprevistos é o objetivo desta formação”, sublinhou Luís Rodrigues, frisando que a Direção Regional das Pescas “tem como prioridade a formação”. 

 

Nesse sentido, o Diretor Regional afirmou que “apostar na criação de mecanismos para a capacitação de pescadores e armadores é o primeiro passo para dignificar os profissionais da pesca”.

GaCS/DRP
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho

Vasco Cordeiro manifesta, em nome do Governo, “grande consternação” pelo falecimento de André Bradford

Museu de Angra do Heroísmo promove recriação histórica O País que Cabia na Ilha: Intrigas de Angra, em Tempo de Afonso VI

Governo garante reposicionamentos dos docentes por aquisição de novas habilitações

Governo Regional apoia 168 projetos na área do artesanato



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal