principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 11 de Outubro de 2019

Cuidar de quem cuida é prioridade do Governo dos Açores para 2020 com meio milhão de euros para apoio aos cuidadores

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou, em Ponta Delgada, que o Plano e Orçamento para 2020 nesta área tem prevista uma verba de 500 mil euros destinada a apoiar os cuidadores, num valor que será definido de acordo com o grau de autonomia da pessoa cuidada.

 

“Importa criar as condições necessárias para cuidar daqueles que cuidam, para que os cuidadores tenham apoio na sua missão, capacitando-os para a prestação de cuidados e para a promoção e manutenção do seu bem-estar, designadamente no que respeita a uma melhor conciliação da vida familiar e da vida pessoal”, afirmou Andreia Cardoso.

 

“Temos noção de que ter dependentes a seu cargo se torna um esforço acrescido em termos financeiros, pelo que este será um apoio que pretende fazer face a algumas despesas que o cuidador possa ter para manter a pessoa cuidada com a devida dignidade e de forma adequada”, salientou.

 

Andreia Cardoso falava quinta-feira na apresentação da obra ‘Ancoragem: Manual técnico de esquizofrenia para cuidadores’, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, promovido pela ANCORAR - Associação para a Promoção da Saúde Mental, onde destacou o papel dos cuidadores de pessoas dependentes.

 

A Secretária Regional salientou as medidas do Governo dos Açores que visam garantir respostas melhor adaptadas aos desafios do território e que pretendem “apoiar ainda mais pessoas, garantindo condições e qualidade de vida a todos os Açorianos”.

 

A responsável pela pasta da Solidariedade Social referiu ainda outras medidas do Governo Regional dirigidas aos cuidadores, como o Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal, recentemente aprovado na Assembleia Legislativa.

 

“Este documento vem estabelecer um conjunto de apoios e direitos do cuidador informal, que vão desde o acesso à informação e formação, ao apoio psicológico e psicossocial, ao apoio na adaptação das habitações ou ao apoio financeiro, entre outros”, frisou.

 

Andreia Cardoso apontou ainda a criação do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, que deverá funcionar como estrutura de apoio aos cuidadores, sendo constituído por profissionais das áreas da ação social, da saúde, das respostas sociais e dos cuidados continuados integrados.

 

“Promover respostas de proximidade dirigidas à população idosa e dependente, assim como de valorização do cuidador informal é, não só um dever, como uma prioridade deste Governo, sendo esse um dos compromissos deste Executivo para com as pessoas que assumem como função a assistência a uma outra pessoa que, por razões variadas, não têm autonomia”, afirmou Andreia Cardoso.

GaCS/SRSS
 
Anexos:  
2019.10.10-SRSS-ManualCuidadores(1).mp3 2019.10.10-SRSS-ManualCuidadores(2).mp3   19.6415.jpg 19.6416.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Investimento de 3ME na requalificação e construção de equipamentos na aérea da infância e juventude, afirma Andreia Cardoso

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de janeiro

Museu do Pico acolhe exibição do filme "O Homem do Vento Norte"

Museu da Horta promove oficina "Objetos que marcam o tempo"

Teresa Machado Luciano afirma que acordo com sindicatos médicos está para breve



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 


  



 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal