principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 16 de Outubro de 2019

Comissão Regional de Acompanhamento e Avaliação dos Serviços de Saúde Mental tem nova composição

A Secretária Regional da Saúde nomeou Eduardo Azevedo como novo coordenador da Comissão Regional de Acompanhamento e Avaliação dos Serviços de Saúde Mental, que passa também a ter uma nova composição, segundo um despacho hoje publicado em Jornal Oficial.

 

"Esta renovação traduz a aposta do Governo Regional na integração da saúde mental nos cuidados de saúde primários e na consolidação de parcerias com unidades do setor privado", afirmou Teresa Machado Luciano.

 

Para a Secretária Regional, a renovação da equipa "reflete também o compromisso com o acesso equitativo, a qualidade e a sustentabilidade dos cuidados de saúde".

 

Coordenada por Eduardo Azevedo, especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, em representação da Secretaria Regional da Saúde, a comissão integra também Raquel Pruxa, assistente de Psiquiatria do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, em representação dos hospitais da Região, e Sara Ponte, interna de 4.º ano de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, em representação dos cuidados de saúde primários.

 

Os serviços de saúde mental da infância e da adolescência são representados por Bruno Seixas, assistente da especialidade de Pedopsiquiatria do HDES, contando ainda esta comissão com Patrícia Freitas de Lima, Chefe de Divisão de Tratamento e Reabilitação da Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, e Joana Moura Cabral, psicóloga e investigadora, em representação dos familiares das pessoas portadoras de doença mental.

 

Da comissão fazem ainda parte Marco Pavão, Diretor da Casa de Saúde de São Rafael, que representa o Instituto de São João de Deus, e Raquel Coelho, Diretora da Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

 

A Comissão Regional de Acompanhamento e Avaliação dos Serviços de Saúde Mental foi criada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 5/2007/A, que aprova os princípios orientadores da organização, gestão e avaliação dos serviços de saúde mental da Região.

 

Compete a esta comissão pronunciar-se sobre a criação, modificação ou extinção de qualquer serviço, unidade, valência clínica ou psicossocial na área da saúde mental, propor medidas de coordenação e execução das atividades de instituições e serviços, colaborar na elaboração do Plano Regional de Saúde, planos setoriais e programas no âmbito da saúde mental.

 

Emitir parecer sobre políticas de saúde mental a implementar na Região e avaliar a qualidade dos cuidados em saúde mental prestados na Região são outras competências desta comissão.

 

O Plano Regional de Saúde 2014-2020 define a saúde mental como base de um desenvolvimento equilibrado durante a vida, salientando o seu importante papel nas relações interpessoais, vida familiar e integração social, sendo um fator importante de inclusão social, bem como de plena participação comunitária e económica.

 

As perturbações mentais, se não forem tratadas, implicam um elevado preço ao nível do sofrimento, invalidez e perda económica.

 

O Governo Regional compromete-se, através do seu programa, a garantir a todos os cidadãos o acesso aos cuidados de saúde de forma equitativa, com garantias de qualidade e de sustentabilidade.

 

O aumento da esperança média de vida e o consequente envelhecimento das populações são responsáveis pelo crescimento de doenças crónicas, degenerativas e também mentais.

 

Por esse motivo, é fundamental garantir a boa articulação entre os diversos níveis de cuidados e as redes existentes, promovendo a integração da saúde mental nos cuidados de saúde primários e consolidando parcerias com unidades do setor privado.

GaCS/SRS
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Reunião “produtiva” com António Costa no âmbito do relacionamento estável com o Governo da República, afirma Vasco Cordeiro

Gui Menezes defende necessidade de maior diferenciação de políticas e financiamentos para pescas e investigação do Mar dos Açores

Diretor Regional dos Assuntos do Mar adianta que está a ser estudada a criação de uma rede de áreas marinhas protegidas da Macaronésia

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de novembro

Diretora Regional afirma que oferta turística dos Açores "é única e especial e promove experiências e emoções”



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal