principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

São Roque do Pico , 14 de Junho de 2019

Comemorações da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico com “programa que faz jus à sua importância”, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional do Ambiente salientou hoje que o programa das comemorações da classificação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e da sua designação como Património Mundial pela UNESCO “faz jus à sua importância ambiental e cultural”, adiantando que as iniciativas decorrem entre 27 de junho e 2 de julho.

 

Hernâni Jorge, que falava numa conferência de imprensa, no Pico, para apresentação do programa comemorativo, recordou que a Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi classificada como Área Protegida a 27 de junho de 1996 e, a 2 de julho de 2004, foi aprovada pela UNESCO a inscrição da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico na lista do Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural.

 

“Entre o dia em que faz 23 anos da publicação do diploma de classificação como Área Protegida e o dia do 15.º aniversário da designação como Património Mundial, a Direção Regional do Ambiente propõe-se desenvolver um conjunto de atividades comemorativas”, afirmou.

 

No primeiro dia das comemorações serão entregues ‘vouchers’ a todos os passageiros desembarcados no Aeroporto do Pico para visita ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e ao Museu do Vinho, válidos para o período de 27 de junho a 2 de julho.

 

A 28 de junho, no período da manhã, terá lugar o colóquio ‘A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico – contributos para o desenvolvimento sustentável’, nos Paços do Concelho de São Roque.

 

Na tarde deste dia, no Auditório Municipal da Madalena, realiza-se um Pico de Honra com uma edição especial do vinho Lajido comemorativa dos 15 anos da designação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico como Património Mundial, seguindo-se a sessão solene evocativa das classificações e a exibição do documentário ‘Vinha do Pico – Paisagem de Oportunidades’, de Paulo Henrique Silva.

 

No dia 29 de junho, numa vertente mais lúdica, realiza-se um ‘peddy paper’, denominado ‘Orienta-te no Lajido’, e uma noite de Chamarritas, no Museu do Vinho.

 

O programa comemorativo inclui ainda outras atividades, como uma prova de vinhos no Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, a 30 de junho, e o III Workshop: Paisagens Culturais Vinhateiras, Património da Humanidade, a 1 e 2 de julho.

GaCS/HMB
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Sistema Centralizado de Gestão de Vagas em Estruturas Residenciais Idosos avança para São Miguel, anuncia Andreia Cardoso

Museu de Angra do Heroísmo acolhe Memórias de Misericórdia

Defesa do mar dos Açores é tarefa de todos, afirma Avelino Meneses

Aposta na inovação é essencial para aumentar a eficiência e competitividade das explorações leiteiras, afirma o Diretor Regional da Agricultura

Rui Bettencourt sublinha força da comunidade açoriana nos Estados Unidos



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal