principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Florianópolis , 8 de Dezembro de 2019

Casas dos Açores devem ser valorizadas e dinamizadas, afirma Diretor Regional das Comunidades

O Diretor Regional das Comunidades considerou, no Brasil, que a existência das Casas dos Açores no mundo "deve ser valorizada e dinamizada”, salientando que constituem “uma afirmação do Povo Açoriano”.

 

“As Casas dos Açores são extensões do nosso arquipélago no mundo, guardiãs do nosso património e defensoras do nosso povo e das nossas ilhas em variados espaços geográficos que merecem o reconhecimento e o apoio do Governo dos Açores”, afirmou Paulo Teves, que falava sábado no 20.º aniversário da Casa dos Açores de Santa Catarina, que decorreu no Engenho dos Andrades, em Santo António de Lisboa, na capital do Estado, Florianópolis.

 

Para o Diretor Regional, “esta instituição açoriana tem contribuído para a congregação de milhares de açor descendentes que, após mais de 270 anos da chegada dos primeiros Açorianos, mantêm viva a Açorianidade através de inúmeras manifestações que caraterizam a identidade que nos distingue e nos une”.

 

“Ao percorremos este Estado, no contacto com diversas instituições políticas, culturais, académicas, desportivas e sociais, é unânime o reconhecimento do trabalho que a Casa dos Açores de Santa Catarina promove na aproximação entre a região onde se encontra implementada e a Região Autónoma dos Açores, graças à dedicação das suas diversas direções e dos seus sócios”, frisou Paulo Teves, acrescentando que “ao longo de duas décadas tem ainda procurado explorar novas áreas de cooperação que vão ao encontro dos interesses de ambos os lados do Atlântico”.

 

Na sessão, que contou com a presença de mais de 120 pessoas e onde foram homenageados os vários presidentes da Casa dos Açores de Santa Catarina e instituições que têm apoiado, o Diretor Regional reiterou que o “Governo dos Açores está e estará sempre cooperante junto das organizações comunitárias que promovam a integração e dignificação do nosso povo espalhado pelo mundo e na concretização de iniciativas que valorizem a nossa presença nas mais diversas áreas”.

 

Fundada em 1999, a Casa dos Açores de Santa Catarina tem tido presença destacada em diversos eventos neste Estado brasileiro com a realização de iniciativas sociais e culturais, no sentido de valorizar a herança cultural açoriana e promover as manifestações de raiz açoriana.

 

Em 2018, conjuntamente com as outras três Casas dos Açores no Brasil, foi agraciada com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico.

 

Ainda neste sábado, Paulo Teves visitou as comunidades açorianas de Laguna e Imbituba, onde constatou o trabalho desenvolvido pelos municípios e organizações na manutenção das manifestações açorianas.

 

Na visita a Laguna, em que foi acompanhado pelo Vice-Prefeito, foi destacado o projeto de resgate da cultura açoriana nas escolas municipais, que envolve diversos aspetos que influenciaram culturalmente a região junto dos alunos do ensino infantil e fundamental, professores e gestores escolares.

 

Já em Imbituba, acompanhado pelo Prefeito, visitou a Casa Açoriana na freguesia Sant'Anna de Villa Nova, inaugurada em julho de 2018, reunindo ainda com diversas organizações que promovem a preservação da identidade açoriana naquela região, desde a gastronomia à dança, passando pela literatura, música e artesanato.

GaCS/SN
 
 
  19.7066.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Todas as ilhas dos Açores ficam abrangidas este ano pela Rede de Clubes de Programação e Robótica, afirma Gui Menezes

Governo dos Açores disponibiliza 4,2 ME para projetos na área da promoção, qualificação e monitorização da atividade turística

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de janeiro

Novos equipamentos para os Bombeiros das Velas reforçam segurança no socorro, afirma Teresa Machado Luciano

Porto do Topo com condições para servir pescas e turismo em São Jorge, afirma Vasco Cordeiro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal