principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Velas , 7 de Agosto de 2019

Aumento de vagas na creche da Santa Casa da Misericórdia das Velas é mais um passo na persecução dos objetivos do Governo, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que o incremento de capacidade da creche da Santa Casa da Misericórdia das Velas de 35 para 53 vagas é mais um passo na persecução dos objetivos do Governo dos Açores na implementação de medidas destinadas à promoção do desenvolvimento das crianças e jovens.

 

Andreia Cardoso esteve hoje na ilha de São Jorge, onde reuniu com a Santa Casa da Misericórdia das Velas e visitou a creche desta instituição, que teve um aumento de capacidade em 18 vagas, que já permitiu a integração de mais 10 crianças nesta resposta social.

 

“Nas três creches da ilha de São Jorge com protocolo com a Solidariedade Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), temos uma capacidade instalada de 125 vagas e uma frequência de 111 crianças, o que demonstra que, nesta valência destinada à infância, a ilha está muito bem servida”, disse a Secretária Regional.

 

Este aumento de vagas, segundo Andreia Cardoso, vai ao encontro de umas das ações previstas na primeira prioridade do plano de ação bianual da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, nomeadamente no que respeita ao reforço do número de vagas disponíveis em creche.

 

“Uma das prioridades do Governo é garantir que todos, incluindo as crianças de ambientes mais vulneráveis, têm acesso a serviços públicos de qualidade e promotores de um desenvolvimento saudável, equilibrado e potenciador das suas capacidades, daí ser importante este reforço de vagas em creches, para que se possam corrigir desigualdades o mais precocemente possível e impedir a reprodução intergeracional da pobreza”, salientou Andreia Cardoso.

 

A titular da pasta da Solidariedade Social frisou que, no âmbito da infância e juventude, “tem sido efetuado investimento em medidas que promovam o bem-estar da criança e jovem”.

 

“A taxa efetiva de cobertura relativa à resposta social de creche tem vindo a crescer nos últimos anos na Região devido à forte aposta no alargamento destes equipamentos sociais”, afirmou.

 

O aumento de capacidade em creche na Santa Casa da Misericórdia das Velas corresponde a um aumento do apoio atribuído de cerca de 63 mil euros anuais.

 

Nesta deslocação a São Jorge, Andreia Cardoso também visitou as obras de reabilitação do edifício da Casa João Inácio de Sousa, cuja primeira fase, que corresponde à reabilitação da cobertura, já se encontra em execução, estando prevista a sua conclusão até ao final de setembro.

 

A Secretária Regional procedeu ainda à entrega de uma habitação a um agregado familiar daquela ilha, a quem foi atribuída uma moradia através de concurso para arrendamento com opção de compra.

 

A moradia, de tipologia T3, recentemente construída pela Região, localiza-se no loteamento dos Casteletes, na Urzelina, e corresponde a um valor de construção de 110 mil euros.

 

Este apoio, especialmente dirigido a famílias jovens, sustenta-se na criação de condições para que as famílias possam manter-se nas suas ilhas de origem, acedendo a uma habitação permanente, digna e segura, com uma renda acessível ao seu rendimento mensal, que pode ser adquiridas mais tarde, sendo abatido o valor de todas as rendas pagas até esse momento.

GaCS/SRSS
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de setembro

Esclarecimento do Governo dos Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de setembro

"MacaroNight - Noite Europeia dos Investigadores" regressa a 27 de setembro com Ciência para todos

Açores nomeados como melhor destino do mundo para mergulho nos World Travel Awards 2019



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal