principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Washington , 14 de Junho de 2018

Açores, pela sua história, são palco natural para os EUA entrarem no AIR Center, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Washington, que os Açores, pela sua história, são o "palco natural" para os Estados Unidos da América integrarem o AIR Center - Centro Internacional de Investigação do Atlântico.

 

Bruno Pacheco apontou, nesse sentido, a emigração açoriana, a atividade da baleação em New Bedford e os cabos submarinos ‘amarrados’ na Horta, lembrando também que o primeiro consulado americano na Europa foi instalado na ilha do Faial.

 

“É por isso que encaramos o AIR Center como um meio importante para construir novas pontes com este lado do Atlântico, sobretudo ao nível do desenvolvimento científico”, frisou Bruno Pacheco.

 

O Diretor Regional falava no simpósio ‘Scientific diplomacy to foster Atlantic Interactions: Establishing the Atlantic International Research Centre - AIR Center’, que decorreu na Embaixada de Portugal, organizado pela associação deste futuro centro de investigação.

 

Bruno Pacheco afirmou que apresentar, em Washington, as "motivações” da Região no que respeita ao AIR Center “é uma das melhores formas de reafirma o compromisso dos Açores e de abrir horizontes à sociedade açoriana”.

 

“Temos a ambição de estar conectados ao mundo e, considerando nossa identidade e caraterísticas singulares, acreditamos que podemos dar um importante contributo ao mundo”, acrescentou.

 

O Diretor Regional referiu que, apesar da dimensão reduzida do arquipélago em termos de “quilómetros quadrados de terra”, os Açores assumem uma grande responsabilidade na "dimensão marítima que dão a Portugal”, salientando que “a dimensão marítima é um dos fatores que permite à Região integrar o AIR Center”.

 

Bruno Pacheco lembrou que, em 2016, quando o governo português lançou a proposta de criação do AIR Center, “o Governo dos Açores associou-se de imediato à iniciativa”, acrescentando que “o Atlântico e as suas interações, sobretudo com os EUA, têm-se constituído ao longo do tempo como um compromisso da Região”.

 

O Diretor Regional defendeu ainda que o AIR Center terá uma interação norte-sul, “criando um diálogo e uma cooperação que promovam o conhecimento capaz de enfrentar vários problemas deste século, como é o caso das alterações climáticas, que afetam as comunidades costeiras”.

 

Durante a sua intervenção, sublinhou “a relação dos Açores com o mar, por ser um território arquipelágico”, destacando “o conhecimento científico marinho produzido nos centros de investigação regionais, que permite às equipas científicas açorianas integrarem consórcios internacionais”.

 

Relativamente a atividades ligadas ao Espaço, uma das áreas de estudo do AIR Center, Bruno Pacheco salientou “o potencial dos Açores para acolher projetos ligados à nova indústria espacial”.

 

Neste simpósio, que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, foram debatidos temas como os recursos marinhos e a biodiversidade, monitorização dos oceanos e áreas costeiras e ecossistemas marinhos.

 

A integração de sistemas no oceano profundo, nomeadamente o desenvolvimento, integração e uso de sensores, dispositivos e sistemas, a mitigação e adaptação às alterações climáticas, a redução do risco de desastres e planeamento regional, sistemas energéticos sustentáveis, ciência de dados e inteligência artificial foram outros dos temas abordados.

GaCS/GM
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de junho

RIAC disponibiliza adesão à Chave Móvel Digital

Governo Regional lança concurso público para caminho florestal na ilha Terceira

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove exposição Vestir as Palavras

Programas de Educação Parental nos Açores já abrangeram cerca de 2500 participantes



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal