principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 14 de Novembro de 2017

Açores lideram no número de atletas federados a nível nacional

Os Açores têm a maior taxa de participação absoluta (relação entre o número de atletas federados e o número total da população) nas provas federadas a nível nacional, com um registo de 9,5%, comparativamente com o continente português, que tem uma taxa de 5%, e a Madeira, cuja taxa é de 6%.

 

De acordo com os dados referentes à demografia associativa das épocas desportivas 2015-16 ou 2016, agora divulgados pela Direção Regional do Desporto (DRD), a taxa de participação desportiva absoluta mantém-se acima dos 9% desde 2009.

 

Em 2016, os Açores registaram 23.432 atletas federados, o que significa um acréscimo de 365 atletas em relação ao ano anterior.

 

Do total global de atletas federados em 2016, competiram 16.374 em masculinos (69,88%) e 7.058 em femininos (30,12%), num universo de 40 modalidades.

 

Os escalões de formação representam a larga maioria, com 76,4% dos atletas federados, perfazendo um total de 17.918.

 

A Direção Regional do Desporto tem disponíveis no Portal do Governo dos Açores (http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srec-drd/textoImagem/Demografia+Federada.htm) os dados relativos à demografia associativa das épocas desportivas 2015-16 ou 2016, de acordo com o limite temporal de referência estabelecido para cada uma das modalidades.

 

A Demografia Federada corresponde à sistematização, tratamento e apreciação de um conjunto de elementos caraterizadores da situação do desenvolvimento desportivo dos Açores, no contexto do desporto federado.

 

São apresentados dados relativos aos praticantes desportivos, treinadores, árbitros e juízes, dirigentes e outros agentes, quer no global da Região, quer nas diferentes ilhas, tendo por referência a sua população, bem como um conjunto de textos de apreciação geral que apresentam também uma visão evolutiva da situação.

 

A publicação disponibiliza ainda elementos de caraterização para cada modalidade no contexto global da sua dimensão nos Açores, apresentando os elementos no respeito pela dimensão mais representativa da realidade arquipelágica, a dimensão de ilha.

 

A metodologia de recolha utilizada passa sistematicamente pelo fornecimento dos dados por parte das diferentes estruturas associativas regionais de cada modalidade e sua aferição pelas respetivas federações.

 

A DRD pretende, desta forma, contribuir para uma melhor caraterização do desporto nos Açores, possibilitando tomadas de decisão ainda mais conscientes e fundamentadas, quer por parte da administração regional, quanto aos objetivos assumidos no Programa de Governo, quer por parte dos restantes intervenientes no processo de desenvolvimento desportivo.

 

A área da demografia federada permite, com segurança e rigor, traçar o ponto de situação da expressão do movimento associativo desportivo, em cada momento.

 

Pese embora a dimensão dos seus elementos, este documento constitui, no entanto, apenas uma amostra da situação desportiva dos Açores.

 

Nesse sentido, a DRD refere que não se trata de uma caraterização exaustiva dos múltiplos e variados fatores que intervêm e condicionam o desenvolvimento desportivo, pelo que, para uma análise mais profunda e complexa, é sempre necessário recorrer à apreciação de outras variáveis de contexto.

GaCS/DRD
 
 
  17.1759.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de novembro

Central Geotérmica da Terceira é “vitória da determinação, da persistência e da ambição”, afirma Presidente do Governo

Proposta dos parceiros sociais para suportar alterações fiscais viola o limite estabelecido do equilíbrio orçamental

Vasco Cordeiro satisfeito com arranque do processo de instalação de radar meteorológico

Intervenção do Presidente do Governo



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal