principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 3 de Maio de 2013

Biblioteca de Ponta Delgada promove ciclo de cinema 'Pinturas em Tela'

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove, durante os meses de maio e junho, um ciclo de cinema intitulado 'Pinturas em Tela, que inclui nove filmes dedicados à pintura e aos pintores.

Este ciclo arranca no sábado com a apresentação do filme 'Francis Bacon: na arena de Bacon', do realizador Adam Low, onde é traçado um retrato biográfico do pintor, relacionando a sua vida e a sua arte, ao mesmo tempo que é feita a leitura dos seus quadros à luz das relações amorosas de Bacon, ao longo das seis décadas da sua vida.

A 11 de maio será exibido o filme 'Rapariga com Brinco de Pérola', de Peter Webber, adaptado a partir do romance homónimo de Tracy Chevalier, que conta a história de uma criada modesta que se transforma na musa do pintor Johannes Vermeer.

No dia 18 de maio será apresentada a película 'Embriagado de Mulheres e Pintura', do realizador Kim Kwon-taek, que dramatiza a vida do pintor coreano Jan Seung-up, desde o difícil começo da sua vida até à sua convivência com os aristocratas da corte, realçando a sua versatilidade artística.

Para 25 de maio está prevista a exibição de 'Frida', de Julie Taymor, que retrata a vida da artista mexicana Frida Kahlo, a sua ousadia e tenacidade de revolucionária política, sexual e artística, bem como a sua conturbada relação com o marido e mentor Diego Rivera.

No dia 1 de junho será exibido o filme 'Caravaggio', de Derek Jarman, uma biografia do pintor italiano do século XVII, muitas vezes apontado como o primeiro artista moderno e aqui retratado como um homem desregrado e escandaloso.

A 8 de junho será a vez de 'Os Fantasmas de Goya', dirigido por Milos Forman, um filme que recria, numa atmosfera de fresco histórico, algumas das mais famosas imagens da pintura de Goya, combinando-as numa intriga de grande intensidade e dramatismo, onde se denunciam os abusos de poder.

No dia 15 de junho vai ser apresentado o filme 'Modigliani', de Mick Davis, que retrata os últimos dias do pintor Amadeo Modigliani, os problemas da sua conturbada vida pessoal e algumas das maiores criações que marcaram a sua vida artística.

A 22 de junho, será exibido 'Simon Schama: o poder da arte', do realizador Carl Hindmarch, que parte de oito nomes incontornáveis do mundo da arte e de oito obras-primas para colocar a arte no centro dos grandes momentos da história da Humanidade.

Finalmente, a 29 de junho, vai ser apresentado o filme 'Bartolomeu Cid dos Santos: por terras devastadas', de Jorge Silva Melo, que retrata a história deste artista multifacetado.

Todas as sessões terão início pelas 15h00 e decorrerão na Sala de Projeção Coletiva da Biblioteca.

 


GaCS/DRaC
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal