#6 | Dezembro 2012 
Neste boletim
IRAE nas Flores
Compra e venda de ouro
Comercialização de ovos
Em destaque
 
   
No website
Viajar na Europa
Viajar na Europa  
  
SUBSCREVER NEWSLETTER NOVO    

FAQ Anchor   

 

Gabinete de Atendimento anchor  

Linkback Livro de Reclamações  
  
Banner novo IRAE 

Desejos de Boas Festas!

"Vestimos" de Natal o nosso boletim para assinalar esta época especial para todos nós, de celebração e convívio com os nossos.

  

Para a Inspeção esta é também época para efetuar um balanço do ano que agora está a terminar. O ano de 2012 coincidiu com o términus de uma legislatura e início de outra, onde foi desenvolvido um trabalho muito diferente por esta entidade, quer aos consumidores, quer aos operadores económicos.

Neste último ano a IRAE destacou-se por se ter tornado numa entidade pública moderna e gerida por princípios de excelência na área da gestão, culminando com a atribuição de uma certificação do Sistema de Gestão pela Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008.
Para além disso, organizámos os serviços, atualizámos procedimentos, métodos de atuação, formação ao pessoal, foi de facto um ano de total renovação e inovação. Recrutámos três novos quadros superiores, de diversas áreas de formação, o que veio colmatar algumas das nossas lacunas.
 

Durante 2012 efetuámos acima de 3.500 ações inspetivas - um acréscimo de 50% face ao ano anterior. Importa frisar que notamos claramente que os operadores económicos são cada vez mais cumpridores e aceitaram de forma muito positiva a postura pedagógica da IRAE, transformando-a claramente numa vantagem para eles próprios.

Este processo que iniciámos em 2012 não termina aqui! No próximo ano continuamos com o processo de inovação, em que a IRAE terá um papel fundamental no combate à economia paralela, o que certamente vai contribuir para a competitividade das empresas açorianas.

Como têm vindo a acompanhar, a Inspeção mudou claramente a sua forma de estar na sociedade. Para ela, o processo de comunicar passou a ser fundamental para o desenvolvimento das suas atividades. Em 2013, continue a acompanhar-nos - contamos consigo!

Desejo assim um Santo Natal e um Excelente ano de 2013!

Cordialmente,

 

Paulo Machado

Inspetor Regional das Atividades Económicas

IRAE visitou as Flores em Novembro 

A Inspeção deslocou-se, no período de 12 a 16 de novembro, à ilha dasIlha das Flores  Flores, pela segunda vez no decorrer deste ano, com o objetivo de serem realizadas diversas operações de inspeção e reinspeção a diferentes estabelecimentos aí localizados. 

Foram fiscalizados vinte e seis operadores económicos, nomeadamente, uma ourivesaria e dois estabelecimentos mistos no âmbito da venda de metais preciosos, quatro estabelecimentos no âmbito da inscrição no cadastro comercial, sete estabelecimentos de restauração e bebidas, uma indústria de panificação, um parque infantil e três indústrias de laticínios. Cinco destes estabelecimentos foram inspecionados numa operação conjunta com a IDSA (Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores).
Do resultado destas ações foram detetadas dezasseis infrações. Foram dados prazos para a regularização das infrações detetadas.
Foram também realizadas 8 reinspeções, onde se constatou que a maior parte das infrações anteriormente detetadas estavam resolvidas, resultando apenas o levantamento de um auto de notícia por falta de implementação de HACCP. 

  

Compra e venda de ouro fiscalizada   

Em função da visível e repentina proliferação da atividade económica deCompraevendade ouro  compra e venda de ouro na Região e da falta de regulamentação específica para esta atividade, foi realizado no período de 21 a 26 de outubro, pela IRAE, um plano operacional com o principal objetivo de proceder à fiscalização e recolha de informações relativas a estes estabelecimentos comerciais.
Foram realizadas 31 ações inspetivas nos Açores (S. Miguel, Terceira, Faial, Pico e S. Jorge), onde não foram detetadas quaisquer infrações, no entanto, todos os estabelecimentos ficaram notificados a apresentar documentação no prazo de dez dias úteis, de modo a facilitar à IRAE a perceção do modo de funcionamento destes estabelecimentos, maioritariamente em regime de franchising, recentemente abertos nos Açores.
Foi ainda verificado a existência de livro de reclamações, a inscrição no cadastro dos estabelecimentos comerciais da Região Autónoma dos Açores, o cumprimento da lei do tabaco e a calibração e aferição dos instrumentos de pesagem, nomeadamente as balanças.
Tratou-se de uma operação inédita neste serviço inspetivo, e, com a breve regulamentação deste setor, a Inspeção Regional das Atividades Económicas voltará certamente a sua atenção de novo para estes estabelecimentos, num futuro próximo. 

  
IRAE fiscaliza compra e venda de ovos 
Tendo em atenção os perigos que a falta de aplicação dos regulaOvosmentos vigentes para a comercialização de ovos pode apresentar para a saúde pública, foi realizado, de 5 a 9 de novembro, um plano operacional pela Inspeção Regional das Atividades Económicas, com o principal objetivo de fiscalizar a comercialização de ovos, em diferentes estabelecimentos da Região dos Açores.
Foi dado especial destaque, neste plano, às regras disciplinadoras do setor, designadamente se os operadores económicos possuíam todos os documentos necessários de forma a garantirem a rastreabilidade dos ovos, cumpriam com os requisitos da rotulagem e marcação dos ovos e cumpriam com as normas de higiene e temperatura no que respeita a comercialização destes.
Deste modo, foram inspecionados 33 estabelecimentos em São Miguel, 8 na Terceira, 27 no Faial, 6 no Pico e 10 em São Jorge, onde, no total, foram detetadas 4 infrações, das quais duas foram resolvidas de imediato (a falta de menções obrigatórias em ovos vendidos a granel) e as outras duas (a existência de galinhas a produzir ovos em gaiolas não melhoradas), as quais originaram o levantamento do respetivo auto de notícia. 
Dada a importância do cumprimento da regulamentação deste setor para a saúde dos consumidores, esta comercialização continuará a ser alvo da operacionalização desta inspeção regional.
Este email foi enviado para [email protected], por [email protected] |  
Governo dos Açores | Palácio da Conceição | Rua 16 de Fevereiro | Ponta Delgada | 9500-000 | Portugal