Logo azores.gov.pt azul escuro transparente  
Irae newsletter com logo ISO9001 
#10                                                                                             Janeiro 2014
Neste boletim
Programa de Monitorização Radiológica Ambiental
Protocolo de Cooperação com AHRESP
FAQ - Podem os postos de abastecimento de combustíveis vender bebidas alcoólicas depois das 0 horas?
Programa de Monitorização Radiológica Ambiental
Eventos Futuros
Economia Não Registada na Região Autónoma dos Açores 
No website
Riscos e Alimentos
6-2013 
SUBSCREVER NEWSLETTER NOVO

FAQ Anchor 

Gabinete de Atendimento anchor 

Linkback Livro de Reclamações 
Guia do Imigrante
     
 
Caro/a Paulo Machado

Iniciamos mais um ano de atividade, após termos concluído um plano de atividades muito exigente no que respeita esta Inspeção.


Conforme já temos noticiado conseguimos atingir e ultrapassar o n.º de ações inspetivas a que nos propusemos no total (cerca de 4.200 ações) e, no que respeita à economia paralela, foram executadas 1.834 ações a 24 atividades distintas, o que na nossa opinião é um número assinalável. Este tipo de ação tem tido um contributo muito importante no plano de ação delineado para combater a economia paralela na Região Autónoma dos Açores, contamos mais tarde efetuar uma atualização do estudo que determinou o peso deste tipo de atividade na Região (realizado em 2012) e perceber os resultados das medidas tomadas.


Em 2014, o trabalho prossegue, e a economia paralela volta a ter um papel importante no nosso plano de intervenção. 


Observamos, uma vez mais, em 2013, ao incremento das competências que ficam à conta desta Inspeção, este aumento leva à necessidade um plano a médio e longo prazo que garanta uma execução integral das matérias à nossa conta. Este é o grande desafio que se nos coloca para os próximos tempos.


Continuamos a reforçar a nossa equipa, por recurso a novos recrutamentos que visam colmatar a saída de inspetores que terminam a sua vida ativa enquanto profissionais desta casa. Aproveito para deixar aqui uma palavra de apreço a estes profissionais, pois não é fácil ser-se inspetor numa terra tão pequena como são os Açores, contudo cá estamos para desempenhar o nosso papel.


Neste boletim, damos-vos conhecimento de alguns eventos e notícias que pautaram os últimos meses do ano no que respeita à IRAE.


Contamos voltar em março, por isso e até acompanhe-nos pelo nosso site www.irae.azores.gov.pt 


Saudações cordiais,


Paulo Machado

Inspetor Regional

A IRAE desenvolveu 1.834 ações inspetivas no âmbito do Plano Operacional de Combate à Economia Paralela 
O objetivo do plano anual de 2013 era o de implementar uma ação pedagógica em setores em que, tradicionalmente, o fenómeno da economia paralela atinge maiores proporções e, em paralelo, concretizar 60% da nossa atividade inspetiva em ações dirigidas a estes setores.
No final do primeiro trimestre de 2013, a IRAE ultrapassou o objetivo traçado, altura em que foi criado o Plano de Combate à Economia Paralela, tendo fiscalizado um total de 24 atividades económicas em todas as ilhas dos Açores , nomeadamente no comércio, na restauração, na venda ambulante, nas oficinas de reparação de automóveis, na construção civil e nos cabeleireiros, entre outros.
Para além da atividade desenvolvida no âmbito das ações inspetivas, a IRAE concretizou outras medidas programadas, como a partilha do Plano de Combate à Economia Paralela com parceiros sociais, a sensibilização da temática feita a empresários e consumidores e, o desenvolvimento de um programa educacional sobre a necessidade de combater a economia paralela, que será introduzido nas escolas em 2014. 
O estudo da dimensão da economia paralela pelo Observatório de Economia e Fraude, a articulação cada vez maior entre as entidades fiscalizadoras da Região Autónoma, a cooperação mútua com entidades não pertencentes ao Governo Regional, nomeadamente PSP, GNR, Autoridade Tributária e Aduaneira e Polícia Marítima e o estabelecimento de diversos protocolos de cooperação no combate a esta temática foram outras ações desenvolvidas pela IRAE.
O Plano Operacional de Combate à Economia Paralela vai continuar a ser seguido em 2014, de forma a intensificar a luta contra uma atividade ilegal que, segundo se estima, representa 32%  do total da atividade económica dos Açores, e que desvia do circuito oficial da economia uma parte dos bens que são produzidos com a intenção clara de não pagar impostos, contribuições para a Segurança Social e pagar salários constantes da lei.
Protocolo de Cooperação com AHRESP   
Em dezembro de 2013, a Inspeção Regional das Atividades Económicas assinou um protocolo de cooperação com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), o qual teve em conta o trabalho de cooperação já desenvolvido pela AHRESP no âmbito da higiene e segurança com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
O referido protocolo tem por objeto a estreita cooperação entre a Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial, através da IRAE, e a AHRESP, com vista ao desenvolvimento e implementação de projetos de sensibilização dos operadores económicos no âmbito dos setores da Hotelaria e da Restauração e Bebidas, comprometendo-se, ambas as partes, na promoção e realização de colóquios, seminários e ações de formação, que permitam o esclarecimento dos empresários sobre as regras e procedimentos da IRAE e as respetivas exigências legais. 
A IRAE disponibilizará, também, as suas fichas técnicas de fiscalização, para que a AHRESP possa, desta forma, melhor informar os empresários da Região Autónoma dos Açores no que se refere às suas obrigações em matérias dos setores da Hotelaria, Restauração e Bebidas.
Esta cooperação visa, ainda, o bom entendimento e divulgação das melhores práticas internacionais em sede de saúde pública e segurança alimentar, adaptando-as, sempre que possível, ao contexto das micro e pequenas empresas da região.
FAQ - Podem os postos de abastecimento de combustíveis vender bebidas alcoólicas depois das 0 horas?
Conforme o estipulado na alínea d) do nº 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 50/2013, de 19 de abril, é proibida a venda de bebidas alcoólicas entre as 0 e as 8 horas em qualquer estabelecimento, com exceção dos estabelecimentos comerciais de restauração e bebidas, dos estabelecimentos situados em portos e aeroportos em local de acessibilidade reservado a passageiros e dos estabelecimentos de diversão noturna e análogos. 
Programa de Monitorização Radiológica Ambiental 
Em cumprimento  do Artigo 35º e 36º do Tratado EURATOM, cada Estado Membro deverá proceder à monitorização radiológica ambiental no seu território e comunicar anualmente os resultados à Comissão Europeia.
O Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN), integrado desde abril de 2012 no Instituto Superior Técnico, através da Unidade de Proteção e Segurança Radiológica (UPSR) procede a esta monitorização radiológica ambiental.
O principal objetivo consiste na medição contínua e periódica de radionuclidos críticos, existentes nos componentes ambientais (ar, água, solos, etc.) e em produtos da cadeia alimentar.
À semelhança de anos anteriores a IRAE prestou a sua colaboração na recolha e envio das amostras para análise, sendo que o plano de amostragem dos diferentes componentes da cadeia alimentar consistiu na obtenção de amostras mensais de carne, fruta, vegetal e tubérculos adquiridas ao produtor, assim como na recolha de duas amostras anuais de leite diretamente do produtor. Esta colaboração por parte da IRAE prossegue em 2014, já com duas recolhas programadas para a ilha do Pico.
Os Programas de Monitorização Radiológica Ambiental podem ser consultados no seguinte link:
Eventos Futuros
  • Participação no seminário promovido pela DRADR sobre "O uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos", a realizar-se no Laboratório Regional de Engenharia Civil (Ponta Delgada) no dia 25 de fevereiro.
  • Participação no seminário promovido pela DRADR sobre "O uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos", a realizar-e no Centro Cultural e de Congressos (Angra do Heroísmo) no dia 27 de fevereiro.
Este email foi enviado para [email protected], por [email protected] |  
Governo dos Açores | Palácio da Conceição | Rua 16 de Fevereiro | Ponta Delgada | Açores | 9504-509 | Portugal