Logo azores.gov.pt azul escuro transparente  
Irae newsletter com logo ISO9001 
  #7                                                                                           ABRIL 2013
Neste boletim
Plano Operacional de Combate à Economia Paralela
Loja fiscalizada nos Açores por venda indevida de drogas legais
IRAE fiscaliza indústria de latícinios
Plano de Atividades IRAE 2013
Plano de Atividades IRAE 2013     
No website
Plano Operacional de Combate à Economia Paralela
Plano Combate Economia Paralela    
Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Cidadãos e Agentes Económicos
sondagem
SUBSCREVER NEWSLETTER NOVO
Guia do Imigrante  

FAQ Anchor 

Gabinete de Atendimento anchor 

Linkback Livro de Reclamações 
     
 
Caro/a Paulo Machado

A Inspeção Regional das Atividades Económicas tem apostado na melhoria do funcionamento do mercado através da proteção da concorrência, da regulação e da promoção da defesa dos consumidores. Estes são elementos centrais para a melhoria da competitividade, para as relações económicas e para a promoção da qualidade de vida e da segurança alimentar. É preciso nunca descurar o período económico que se vive no país e, mais concretamente, na Região Autónoma dos Açores, pautando a nossa atuação com prudência e não desenvolvendo custos de contexto.

 

Neste âmbito, a IRAE apresentou recentemente um Plano Operacional de Combate à  Economia Paralela, o qual se reveste de medidas de curto e de médio prazo que visam reduzir este fenómeno tão comum nos períodos económicos de crise e de grande nível de desemprego. Recomendo uma leitura atenta do Plano apresentado, que está a ocupar uma significativa "fatia" da atividade desta Inspeção.

 

Contamos dar-lhe mais notícias ao longo do desenvolvimento deste Plano Operacional de Combate à Economia Paralela - esteja atento. Qualquer sugestão ou denúncia sobre esta temática pode ser enviada para a Inspeção. Contamos efetuar nova publicação em breve.

 

Até à próxima edição em julho, continue a acompanhar o nosso site em www.irae.azores.gov.pt.

 

Saudações cordiais,

Paulo Machado
Inspetor Regional
Se desejar enviar contributos, não hesite em contatar-nos.
Plano Operacional de Combate à Economia Paralela 

 A Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, apresentada pelo Governo dos Açores em dezembro de 2012, representa o principal roteiro do executivo açoriano no esforço constante para a criação de emprego e reforço da competitidade na conjuntura desafiante que hoje se desenrola. Deste documento essencial consta um conjunto abrangente de medidas, declinadas em diversos eixos de atuação, em que mais de 70% assumem um caráter totalmente inovador na Região.

 

 À IRAE, este roteiro para o emprego e competitividade cometeu a criação de um Plano Operacional de Combate à  Economia Paralela, que hoje nos orgulhamos de apresentar.

 

Este plano intensifica e cria mecanismos que permitem uma fiscalização mais efetiva tendo como principal enfoque as entidades que operam de forma marginal à economia.
Será também efetuado o lançamento de uma Campanha de Sensibilização para os deveres da atividade empresarial, relevando os efeitos negativos da prática da economia paralela, a lançar no segundo trimestre 2013.
 

Loja fiscalizada nos Açores por venda indevida de drogas legais 
ComprimidosA Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE) e a PSP efetuaram a 17 de janeiro uma fiscalização a uma loja em Ponta Delgada, nos Açores, na sequência de denúncia de venda de drogas legais sem a devida licença.
Os dados recolhidos foram remetidos à Câmara Municipal de Ponta Delgada, a entidade a quem compete ordenar o encerramento da loja, por venda de produtos para os quais não estava licenciada.
 
Na maior cidade açoriana, Ponta Delgada, apenas está licenciada uma loja de venda de drogas legais, que abriu portas em 2012. A lei em vigor sobre a comercialização destes produtos deverá ser alterada em breve.
À IRAE costumam chegar vários tipos de denúncias, algumas das quais anónimas, merecendo todas igual atenção e tratamento.
IRAE fiscaliza indústria de latíciniosLacticínios  

A Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE) desenvolveu um conjunto de ações inspetivas direcionado às indústrias de lacticínios nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge. O objetivo foi verificar as normas jurídicas com incidência económica e na saúde pública, tendo sido aferido, no decurso das ações inspetivas, o cumprimento dos diplomas que regem essa atividade.
 

Foram verificados o registo e aprovação do estabelecimento, a marca de salubridade de identificação, os requisitos aplicáveis aos produtos lácteos, os requisitos de temperatura e a rotulagem.
Nas onze unidades industriais inspecionadas, a IRAE não detetou quaisquer infrações.

Este email foi enviado para [email protected], por [email protected] |  
Governo dos Açores | Palácio da Conceição | Rua 16 de Fevereiro | Ponta Delgada | Açores | 9504-509 | Portugal