Logo azores.gov.pt azul escuro transparente

Banner 2
    #4                                                                                      Agosto 2012
Neste boletim
IRAE destaca importância da marcação CE
Ação inspetiva no Mercado da Graça
IRAE investiga presença de antibiótico no mel
Atividades de ar livre
Atividades Ar Livre
Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Cidadãos e Agentes Económicos
sondagem
Marcação CE nos materiais de contrução
Marcação CE
 
SUBSCREVER NEWSLETTER NOVO
No website


FAQ Anchor

Gabinete de Atendimento anchor

Linkback Livro de Reclamações
 
Caro/a Paulo Machado
O verão na Inspeção Regional das Atividades Económicas é sempre um período de maior movimento, fruto do crescimento da atividade económica relacionada com a época em questão.
Este ano, apesar do período de crise que se vive, não foi exceção. Para isso, muito contribuiram as ações proativas desenvolvidas por este serviço, onde destaco as fiscalizações aos mercados, às festas tradicionais, aos estabelecimento de restauração e bebidas junto à costa e às colheitas de amostra na área alimentar: recolha de queijo fresco ou de cura, de comida confecionada, de pão e mel.
Algumas destas ações foram executadas em parceria com outras entidades, com relevo para a PSP, a GNR, a Polícia Marítima, a Autoridade de Saúde e a Inspeção Regional das Pescas.
Chegados a agosto, a equipa multidisciplinar de combate à economia paralela, já executou mais de 50% das ações previstas para o ano de 2012, nos mais diversos setores de atividade.
Para além deste trabalho operacional, a Inspeção tem vindo a aperfeiçoar os seus métodos de trabalho, simplificando-os e modernizando-os. Um exemplo desta modernização é a nova imagem que a inspeção adota agora e que vem trazer um espírito de renovação, modernidade, simplicidade e, ao mesmo tempo, atualidade.

Até outubro e acompanhe-nos através do nosso site: www.irae.azores.gov.pt .
 
Saudações cordiais,

Paulo Machado
Inspetor Regional
Se desejar enviar contributos, não hesite em contatar-nos.
IRAE destaca importância da marcação CE nos produtos
Inspetor no seminário marcação CE
O LREC promoveu, a 15 de Junho em Ponta Delgada, o Seminário "A Marcação CE nos Produtos de Construção e a sua aplicação nos Açores". Convidado a falar sobre esta matéria, o Inspetor Regional das Atividades Económicas considerou a marcação CE como "fator de diferenciação", que "permitirá igualmente combater a concorrência desleal", sendo "já muitas as empresas na Região que apostam na aposição da marcação CE".
"A marcação CE de conformidade foi criada para garantir às autoridades nacionais e aos consumidores que os produtos respeitam os requisitos essenciais em matéria de segurança e proteção da saúde", esclareceu.
Paulo Machado lembrou ainda que a fiscalização da marcação CE compete, nos Açores, à IRAE e salientou a importância para a aposição correta da marcação CE, uma vez que em caso de aposição indevida da mesma, o fabricante tem de repor o produto em conformidade com as disposições relativas à marcação e cessar a infração.
Ação Inspetiva no Mercado da Graça
Mercado
A Inspeção Regional das Atividades Económicas realizou, no dia 1 de junho, um plano operacional com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das disposições legais sobre a venda dos produtos nos mercados.  
Esta operação foi realizada na ilha de S. Miguel, no mercado da Graça. Ao longo de 2012, este mesmo plano será efetuado em outros mercados em S. Miguel e em outras ilhas.                               
Foram fiscalizados 51 operadores económicos e detetadas 18 infrações, tendo sendo atribuído um prazo para regularização das infrações.
IRAE investiga presença de antibiótico proibido no mel 
Mel
O uso de medicamentos veterinários na apicultura pode resultar na presença de resíduos de substâncias antimicrobianas no mel, causando problemas de saúde nos consumidores.  
Neste sentido, a IRAE procedeu à colheita de amostras no período de 18 a 29 de junho, para a análise da presença de um antibiótico proibido, o Cloranfenicol, que constitui um risco para a saúde humana.  
Nas colheitas foi dada prioridade ao tipo de mel local ou regional, seguindo-se o mel do continente ou importado. A ação inspetiva foi levada a cabo em diferentes estabelecimentos onde foram recolhidas amostras de mel de marcas comerciais distintas. As trinta análises efetuadas deram todas negativas para a contaminação com "Cloranfenicol", facto que permite atestar a boa qualidade e a segurança do mel existente no mercado regional.
Este email foi enviado para [email protected], por [email protected] |  
Governo dos Açores | Palácio da Conceição | Rua 16 de Fevereiro | Ponta Delgada | Açores | 9504-509 | Portugal