Lajes do Pico 4 de Abril de 2018
Governo dos Açores vai investir 1,2 ME este ano em abastecimento de água às explorações agrícola, anuncia João Ponte
 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, no Pico, que o Governo dos Açores vai investir este ano 1,2 milhões de euros em abastecimento de água às explorações agrícolas, dos quais cerca de 600 mil euros serão nesta ilha.

 

“Estes valores mostram a importância que este tipo de investimento tem, sobretudo para facilitar a vida aos agricultores e também para contribuir para a melhoria do rendimento das explorações”, afirmou João Ponte, que acompanhou o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, numa visita às obras de aproveitamento dos recursos hídricos e impermeabilização da Lagoa do Paul e de construção de um posto de abastecimento de água, no concelho das Lajes do Pico.

 

No segundo dia da visita estatutária do Governo Regional ao Pico, o titular da pasta da Agricultura adiantou que, apesar de nos últimos 10 anos terem sido investidos 26 milhões de euros em abastecimento de água às explorações agrícolas no arquipélago, “é preciso continuar a aperfeiçoar e investir para dar resposta às solicitações do setor”.

 

“Hoje, é impensável ter uma exploração agrícola sem água, sem luz e bons acessos. Este é o grande trabalho que o Governo Regional tem feito, um trabalho inacabado de modernizar o setor”, frisou João Ponte.

 

Relativamente à obra na Lagoa do Paul, o Secretário Regional salientou que ela vai reforçar a capacidade de armazenamento de água, sobretudo no concelho das Lajes do Pico.

 

“Neste momento, a capacidade de armazenamento ronda os 33 mil metros cúbicos. Com esta nova lagoa, que terá uma capacidade para armazenar cerca de sete mil metros cúbicos, vamos chegar aos cerca de 40 mil metros cúbicos no total, o que é muito importante para a ilha do Pico, especialmente no período de verão”, disse João Ponte, acrescentando que, no Pico, existem cerca de 800 explorações agrícolas licenciadas e 27 mil animais.

 

A obra na Lagoa do Paul, que representa um investimento de cerca de 205 mil euros, vai beneficiar 40 explorações e uma área de 300 hectares.

 

Na ilha do Pico decorrem ainda outros investimentos importantes no que respeita ao abastecimento de água, nomeadamente a construção de dois reservatórios na zona da Prainha e o equipamento do furo do Cabeço Pequeno, no concelho da Madalena.

 
 
GaCS/RM
 
Anexos: Fotos: GaCS/JAR

<<< voltar

 

imprimir  |  guardar