Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Ponta Delgada 23-10-2013

Governo dos Açores quer incrementar técnicas de Engenharia Natural na estabilização de taludes


O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, pretende incrementar a utilização de técnicas de Engenharia Natural na estabilização de taludes em caminhos florestais e rurais, já aplicadas na ilha Graciosa.

O emprego destas técnicas e a aquisição de conhecimentos por parte de técnicos na Região, poderá permitir baixar os custos com recursos materiais empregues nas obras de engenharia tradicional, promovendo, por outro lado, a criação de emprego, uma vez que a mão-de-obra é o principal recurso usado neste tipo de construção.

A utilização destas técnicas permite ainda compensar desequilíbrios induzidos nos ecossistemas por processos artificiais ou naturais.

As técnicas de Engenharia Natural são reconhecidas como tendo diminuto impacto ambiental, além de serem uma ferramenta de recuperação da degradação ambiental, possibilitando que os desequilíbrios induzidos aos ecossistemas possam ser compensados.

Considerando as mais-valias que representa a aplicação destas técnicas e a presença na Região de uma equipa do Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia (CEABN/ISA) e da Brigthfloats, Lda, a Direção Regional dos Recursos Florestais promoveu hoje, em Ponta Delgada, uma reunião aberta a técnicos de vários departamentos do Executivo e autarquias.

O encontro contou com a presença de 24 técnicos e representantes de todas as Câmaras Municipais de S. Miguel e das direções regionais dos Recursos Florestais, das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações e do Ambiente.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  3060176  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE