FREGUESIAS  |  TRADIÇÃO E PRODUTOS TÍPICOS  |  ONDE DORMIR  |  ONDE COMER  |  O QUE FAZER  |  ITINERÁRIOS  |  COMO CHEGAR
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
1
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
 
Furnas
 
Destaques
 
Conferência EUROPARC 2017 - Montanhas Mágicas
 Mais »
III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável
 Mais »
Agenda das Terras do Priolo - Outubro
 Mais »
Dia do Milho
 Mais »
 
Algarvia

O antigo lugar de Algarvia, provavelmente por estar desabitado ou quase desabitado no século XVI, é pouco referido pelo maior historiador dos Açores, Gaspar Frutuoso, que viveu neste século. Foi elevada à categoria de freguesia em 2002 e conta atualmente com cerca de 290 habitantes. O nome desta freguesia advém do facto de as terras da Algarvia terem sido herdadas por uma mulher algarvia, viúva do seu primeiro proprietário, também natural do Algarve.

O que visitar:

* Igreja de Nossa Senhora do Amparo
Igreja construída no fim do séc. XVII pelo Capitão Francisco da Costa. Com o tempo, foi necessário construir-se um templo de maiores dimensões, sendo a igreja atual uma construção do séc. XIX (1865).



* Nicho a Nossa Senhora do Romeiro
Nicho construído na estrada regional dedicado a Nossa Senhora do Romeiro, o primeiro sobre esta invocação em toda a ilha, dedicado às peregrinações religiosas na altura da Quaresma, as Romarias. Foi bento em março de 1965, e a sua construção contou com o apoio do Padre Domingos Inácio Machado.



* Triato do Espírito Santo
Os Triatos do Espírito Santo estão associados às festividades em honra do Divino Espírito Santo. Destinam-se à exposição dos símbolos do Espírito Santo nomeadamente a coroa real encimada por uma pomba, a bandeira, o ceptro, o estandarte e as varas. São construídos em planta retangular com um só piso. O Triato da Algarvia localiza-se na Rua do Triato e foi inaugurado a 27 de julho de 2001. Está encimado por uma coroa do Espírito Santo esculpida em basalto.



* Fontanários (11)
Os fontanários outrora desempenharam um papel importante na vida diária das populações. Antes de existir água canalizada os fontanários permitiam o abastecimento de água às diversas localidades. São 11 os fontanários na freguesia da Algarvia:

1. Localiza-se na Rua da Quinta. Possui forma retangular e ostenta na sua fachada as inscrições “1973” e “CMN”. A sua parte central é de rocha basáltica.
2. Localiza-se na Rua do Triato e foi inaugurado a 27 de Julho de 2001. Ostenta na sua fachada a inscrição “2002”. É branco com uma moldura em rocha basáltica.
3. Localiza-se na Rua do Triato. Ostenta na sua fachada as inscrições “CMN” e “ NSA SRA” em relevo. Na parede lateral ostenta a inscrição “1910” também em relevo.
4. Localiza-se na Rua do Atalho construído em cantaria à vista, junto ao jardim Público da Algarvia. Insere-se num muro formando um nicho.
5. Localiza-se na Rua Dom David Dias Pimentel. É um fontanário pintado de branco, com moldura cinzenta e duas bicas.
6. Localiza-se na Rua do Cemitério e possui forma retangular, inserido num muro.
7. Localiza-se na Rua da Canada em rocha basáltica.
8. Localiza-se na Rua da Canada Construído em basalto em forma de ”T” invertido,. Ostenta na sua fachada as inscrições “1928” e “J.G” em relevo.
9. Localiza-se na Rua da Canada. Está inserido num muro, numa reentrância da rua, com cantaria à vista.
10. Localiza-se no Miradouro da Vigia das Baleias. De forma retangular, ostenta na sua fachada a inscrição “JFA”. Possui cantaria à vista e no topo uma cobertura telhada.
11. Localiza-se na Estrada Regional e ostenta na sua fachada as inscrições “1981” e “CMN”.

   
   
   

* Coreto
Os coretos abrigam bandas musicais em concertos, festas e outras diversões. São símbolo de festa e continuam a ser nos dias de hoje, um palco de atuações, importante para muitas comunidades. Este coreto localiza-se em frente à Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Possui escadas de acesso, cobertura telhada e no topo um símbolo musical.



* Pias Antigas
As pias de lavar roupa ou tanques constituem vestígios do passado. Quando a urbanização se intensificou, os municípios construíram pias públicas para que as pessoas sem grandes posses, não tivessem que se deslocar para as ribeiras ou outros locais onde fosse possível fazer esse trabalho. Estas estruturas localizam-se na Rua do Triato, hoje sem utilidade.



* Prédio Classificado com Interesse Municipal
Edifício de grande interesse arquitetónico da segunda metade do séc. XIX que integra um conjunto de edificações constituídas pela casa de habitação e anexos data da segunda metade do séc. XIX e era o seu proprietário o então médico, Dr. João Cabral. O edifício é um exemplo muito significativo da arquitetura civil na freguesia, integra-se na estrutura urbana preexistente, formando com os anexos um conjunto edificado de grande interesse arquitetónico. Integram os anexos, currais e muros de pedra características construtivas e formais às restantes construções. Atualmente é uma casa de turismo de habitação CC. Localiza-se na Rua Dom David Dias Pimentel.



* Miradouro Despe-Te-Que-Suas
Miradouro com uma interessante vista sobre o mar e a encosta, assim como sobre as freguesias circundantes. Com o Pico de Vara em fundo, aqui encontra um aprazível parque de merendas.



* Miradouro da Vigia das Baleias
A antiga atividade económica da caça à baleia está ligada à freguesia da Algarvia, existindo neste miradouro um posto de vigia a partir do qual se obtém uma magnífica vista sobre a costa norte da ilha. Existe também uma homenagem a Nossa Senhora com um pequeno nicho. O local está dotado de palheiros para merendas, churrasqueiras, instalações sanitárias e parque infantil.



* Jardim Público da Algarvia
Localizado na Rua do Atalho, este jardim público foi inaugurado a 26 de julho de 1996 pela Câmara Municipal do Nordeste. É um jardim com piso em calçada portuguesa, canteiros relvados com algumas flores, árvores a oferecer sombra, alguns bancos e uma fonte.



* Parque de Merendas do Miradouro Despe-Te-Que-Suas
Situado no Miradouro Despe-te-Que-Suas, é um espaço ajardinado com mesas e bancos em pedra.



* Parque de Merendas da Ribeira Despe-Te-Que-Suas
Este parque de merendas localiza-se na estrada regional da Algarvia, mais precisamente ao lado da ponte que atravessa a Ribeira Despe-te-Que Suas. Dispõe de palheiros, mesas e grelhadores.



* Parque de Merendas do Miradouro da Vigia das Baleias
Situado no Miradouro da Vigia das Baleias, este local está dotado de palheiros para merendas, churrasqueiras, instalações sanitárias e parque infantil.



* Parque de Merendas da Ribeira da Mulher
Localiza-se na Estrada Regional da Algarvia, em ambos lados da estrada. Num dos lados, o merendário possui palheiros, mesas e grelhadores, no outro lado da estrada apenas contém mesas. Neste local podemos observar um oratório denominado Nicho a Nossa Senhora do Romeiro.




< Voltar à página anterior


Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

INÍCIORENOVAÇÃO CETSCETSÁREAS PROTEGIDASAÇÕES DE CONSERVAÇÃOCENTROS DE INTERPRETAÇÃOMARCA PRIOLONOTÍCIAS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE