principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 25 de Outubro de 2018

Comunidade científica tem sido central na definição e implementação de políticas de conservação marinha, defende Diretor Regional dos Assuntos do Mar

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou hoje, em Ponta Delgada, que, apesar do conhecimento científico existente sobre o mar dos Açores, “ainda há muito mais por descobrir”, frisando que “em todas as campanhas científicas realizadas são feitas novas descobertas”.

 

A título de exemplo, Filipe Porteiro apontou “a descoberta recente” da fonte hidrotermal ‘LUSO’, no monte submarino ‘Gigante’, pela expedição oceanográfica ‘Blue Azores Expedition’, ou ainda “os incríveis jardins de corais, ou as requintadas formas de vida marinha”, captadas pela Fundação Rebikoff-Niggeler, ao largo da ilha do Faial.

 

O Diretor Regional falava na conferência internacional ‘Marine Research and Knowledge in support of Policy Making and Society. Deep Sea Research as a Case Study’, no âmbito da Reunião Geral Anual da Associação EurOcean, organizada em parceria com o Governo dos Açores, e que contou com cerca de oito dezenas de participantes de oito países.

 

Filipe Porteiro defendeu que “os Açores são um lugar ideal para investigar as maravilhas do mar profundo, que está mesmo próximo das ilhas”, acrescentando, por isso, que, “neste cenário, as equipas de investigação mais internacionais dos Açores são especialistas em ecossistemas de mar aberto e de mar profundo”.

 

“O conhecimento produzido pelos nossos investigadores tem sido utilizado para apoiar as políticas regionais para o mar”, lembrou, frisando que a interligação entre as ciências marinhas e a política marítima “tem sido bastante benéfica”.

 

Segundo o Diretor Regional, as pescas, as atividades marítimo-turísticas, a extração de inertes e a bioprospecção são algumas das atividades económicas que “beneficiam do conhecimento científico existente”.

 

“Os programas de monitorização científica apoiados pelo Governo dos Açores têm sido cruciais para compilar dados utilizados por investigadores e decisores políticos”, frisou, acrescentando que, em parceria com o Executivo açoriano, a comunidade científica regional tem sido “central” na definição e implementação de políticas de conservação marinha nos Açores, que visam a sustentabilidade das atividades humanas no mar.

 

O Diretor Regional defendeu que, “apesar das limitações dos Açores enquanto pequena região ultraperiférica no contexto nacional e europeu”, o Executivo açoriano continua a promover e a apoiar as ciências marinhas, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia e do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, e de outros mecanismos e programas financeiros, “para que haja conhecimento científico que fundamente as políticas implementadas”.

 

Durante a sua intervenção, Filipe Porteiro afirmou ainda que o Governo dos Açores “está empenhado” em continuar a melhorar o Crescimento Azul no arquipélago, com base em abordagens ecossistémicas que integrem o conhecimento científico disponível, seguindo as orientações internacionais e cumprindo as linhas da Política Marítima Integrada da Europa e da nova Agenda 2030 da ONU para Desenvolvimento sustentável.

 

“Conhecemos a vulnerabilidade dos nossos ecossistemas marinhos e, consequentemente, a importância de ter práticas ativas que garantam a sustentabilidade de nossas atividades marítimas”, defendeu o Diretor Regional.


GaCS/GM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.3725.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Docentes de quatro unidades orgânicas do sistema educativo regional contemplados com bonificação

Avelino Meneses anuncia novas matrizes curriculares

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de fevereiro

Funcionários públicos com tolerância de ponto no Carnaval e dispensa para Romarias

Proteção Civil atualiza aviso de mau tempo

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal