Ponta Delgada 16 de Julho de 2019
Governo dos Açores promove, na Lagoa, workshop sobre incentivos à investigação e desenvolvimento
 

O Governo dos Açores, através da Direção Regional de Ciência e Tecnologia, promove, na próxima quinta-feira, na Lagoa, um workshop sobre o sistema de incentivos Transfer +.

 

O evento, que ocupará todo o período da manhã, focar-se-á na apresentação das medidas previstas para a implementação desta iniciativa do Governo Regional, bem como na divulgação dos avisos abertos no âmbito do Programa Operacional Açores 2020, que cofinanciam as diversas tipologias de operações.

 

Serão ainda apresentados projetos de investigação de bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, criados este ano pela primeira vez na Região.

 

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia defende que este evento constitui “uma oportunidade para as empresas, a Universidade dos Açores, os investigadores e outras partes interessadas ficarem a conhecer em detalhe o Transfer+”, considerando que é um sistema de incentivos que “oferece excelentes condições para a incorporação de investigação e desenvolvimento na cadeia de valor de produtos e serviços, contribuindo, assim, para uma economia açoriana cada vez mais competitiva e assente em inovação”.

 

Bruno Pacheco realça ainda o facto desta sessão servir também para dar a conhecer o recém-publicado aviso de concurso para ‘Vales I&D +’, que permite, num sistema de custos simplificados e com menor burocracia, “apoiar as empresas e os investigadores na incorporação de investigação e desenvolvimento no processo produtivo, no registo e na aquisição de direitos de propriedade intelectual e industrial, ou no apoio à criação de ‘spin-offs’ universitárias.”

 

O workshop contará com duas sessões paralelas de índole prática em serão abordados temas como o processo de candidatura aos vários avisos do PO Açores 2020 e a conjugação das diversas tipologias de apoio, de acordo com as fases de implementação dos projetos e as suas necessidades operacionais.

 

O evento destina-se ao Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, bem como ao público em geral, estando previstas sessões individuais para empresários e investigadores que pretendam aconselhamento técnico especializado para efetuar candidaturas aos apoios públicos disponibilizados.

 

O workshop irá decorrer na próxima quinta feira, a partir das 9h00, no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha de São Miguel.

 
 
GaCS/GM
 

<<< voltar

 

imprimir  |  guardar