principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 11 de Setembro de 2017

Submarino da II Guerra Mundial afundado a sul do Pico irá receber classificação de património arqueológico, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje que os destroços do submarino alemão ‘U-581’, afundado em 1942, a sul da ilha do Pico, irão ser classificados como património arqueológico subaquático.

 

Segundo Gui Menezes, “as secretarias regionais da Educação e Cultura e do Mar, Ciência e Tecnologia irão classificar este naufrágio como património arqueológico, pelo seu valor histórico e cultural, mas também pelo seu valor científico”.

 

O Secretário Regional do Mar falava a bordo do catamaran Ada Rebikoff, depois de um mergulho no submersível ‘LULA 1000’ ao submarino alemão ‘U-581’, ao largo de São Mateus do Pico, a quase 900 metros de profundidade.

 

Para além do valor histórico deste submarino, que representa a importância dos Açores no grande conflito mundial de 39-45, existe “muito interesse científico”, disse Gui Menezes, referindo que serão realizados trabalhos de investigação com base em amostras recolhidas dos organismos que, entretanto, se fixaram ao casco do submarino.

 

O ‘U-581’ é um recife artificial, datado, para estudar a recolonização do oceano profundo, relevante, por exemplo, para o estudo dos processos de recuperação de habitats degradados por atividades humanas.

 

“Ao sabermos a data em que submarino foi afundado [fevereiro de 1942], ou seja, o ‘ponto zero’ da colonização por certos organismos, como corais e esponjas de águas frias, é possível saber a sua idade e a taxa de crescimento”, referiu.

 

Os destroços do ‘U-581’ foram encontrados o ano passado pela Fundação Rebikoff-Niggeler a bordo do ‘LULA 1000’.

 

Gui Menezes frisou a importância deste submersível enquanto “plataforma de investigação, com características operacionais únicas” para a documentação vídeo do mundo submerso e para a recolha de #informação científica extremamente valiosa para o conhecimento do mar profundo dos Açores”.

 

“Através do ‘LULA 1000’ tem sido possível documentar em vídeo muitos habitats e espécies do oceano profundo na Região, algumas desconhecidas, e recolher informação georreferenciada sobre a biodiversidade do nosso mar”, disse, destacando também o trabalho da Rebikoff-Niggeler na projeção da Região no exterior através das colaborações que tem desenvolvido com canais televisivos, como a BBC e a National Geographic, na produção de documentários sobre vida marinha.

 

O titular da pasta do Mar afirmou ainda que “a divulgação das imagens recolhidas pelo ‘LULA 1000’ permite ao grande público ter contacto com um mundo desconhecido, chamando a atenção para a riqueza dos nossos mares, que deve ser preservada”.

 

Sediada no Faial desde 1994, a Fundação Rebikoff-Niggeler é atualmente parceira do Governo dos Açores num projeto de monitorização de lixo marinho de fundo, enquadrado no Plano Estratégico para o Ambiente Marinho dos Açores (PEAMA), contribuindo para o Plano de Ação para o Lixo Marinho nos Açores (PALMA), através de imagens recolhidas pelos submersíveis LULA 500 e LULA 1000.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2017.09.11-SRMCT-ClassificacaoSubmarinoAlemaoU-581.MP3 2017.09.11-SRMCT-ImportanciaLULA1000.mp3   17.1400.jpg 17.1401.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Vasco Cordeiro anuncia formação para 60 novas amas na Região

Rui Bettencourt destaca “posição de vanguarda” dos Açores na utilização de energias renováveis

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 de setembro

Proteção Civil alerta para previsão de chuva e trovoada em todas as ilhas

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de setembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal