Angra do Heroísmo 26 de Janeiro de 2006
Estratégias de Educação Ambiental debatidas na Terceira
 

Estratégias para projectos na área da Educação Ambiental e o balanço das experiências das acções realizadas nas Ecotecas e Eco-escolas estão ser discutidas no curso livre “Educação Ambiental: o local como recurso educativo – V Seminário Regional Eco-Escola” que hoje e amanhã reúne, em Angra do Heroísmo, os directores das Ecotecas dos Açores, professores responsáveis pelos projectos das Eco-Escolas da Região e dirigentes de Organizações Não-Governamentais de Ambiente.

 

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores e da Agência Regional de Energia (ARENA), no âmbito do Projecto da Rede de Educação e Informação Ambiental da Macaronésia (REIA-MAC).

 

O seminário destina-se a actualizar conhecimentos e a divulgar projectos de Educação Ambiental em curso nas outras regiões da Macaronésia e no mundo, cujo modelo possa ser adaptado à realidade açoriana, bem como a proporcionar um espaço de discussão de experiências e de partilha das estratégias mais interessantes, inovadoras e com melhores resultados.

 

Este curso livre, cujas acções e oficinas de trabalho terão lugar sexta-feira e sábado em vários espaços – do Museu de Angra ao “campus” da Terceira da Universidade dos Açores (UAc), passando pelo Algar do Carvão e pelo museu da associação “Os Montanheiros” – é coordenado por Rosalina Gabriel, do Departamento de Ciências Agrárias da UAc.

 

Do programa do encontro fazem parte vários “workshops” e intervenções do director regional do Ambiente, Eduardo Carqueijeiro, da representante da Direcção Regional do Ambiente da Madeira, Eunice Pinto, do responsável do projecto “Gestión y Planeamiento Territorial y Medioambiental” do Governo das Canárias, Francisco Sosa Saavedra, do investigador Giovanni Onore, da Pontificia Universidad Católica del Ecuador e de vários investigadores do Departamento de Ciências Agrárias.

 

Inscritos nesta acção de formação estão 71 participantes, dos quais 41 professores das escolas aderentes ao Programa Eco-Escolas, oito directores das Ecotecas açorianas, formandos do Mestrado em Educação Ambiental e outros interessados nas áreas da informação e educação ambientais.

 

O Projecto REIA-MAC, que se insere no Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III-B, tem como objectivo principal constituir uma rede de Núcleos de Educação e Informação Ambiental das Regiões da Macaronésia, que sirva de estrutura comum de apoio aos serviços das administrações dos três arquipélagos com responsabilidades nas áreas da educação, informação e participação públicas, no domínio ambiental.

 
 
GaCS/FA
 
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