principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 7 de Dezembro de 2017

Esclarecimento do Governo dos Açores

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, na sequência de notícias veiculadas na Comunicação Social sobre o AIR Center e a supercomputação, entende ser necessário esclarecer o seguinte:

 

1. O Governo dos Açores não cria factos alternativos. Desde o inicio do processo que se assumiu a multipolaridade do projeto AIR Center, onde os Açores desempenham um papel central, uma vez que a sede será na Região.

 

Esta faceta foi expressa de forma clara na reunião de arranque do projeto, que decorreu em abril, na Praia da Vitória, e onde estiveram presentes várias empresas, universidades (incluindo a Universidade dos Açores), centros de investigação e entidades públicas de vários estados.

 

2. A Universidade dos Açores tem estado envolvida no processo do AIR Center, tal como o Governo dos Açores.

 

Em vários momentos, investigadores da Universidade dos Açores, ou de centros de investigação a ela associados, têm participado nas reuniões que têm acontecido e dado contributos para o 'white paper' do AIR Center, contribuindo, assim, para o seu conteúdo programático.

 

3. Por desconhecimento, confusão ou má fé, o PSD/Açores faz por ignorar que a instalação de um supercomputador é um processo que decorre entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e as universidades nacionais, nada tendo a ver com o Governo dos Açores.

 

No caso concreto, tratou-se de um acordo entre a FCT, a Universidade de Austin, no Texas, e a Universidade do Minho, que visa criar um nó de supercomputação no país e vai permitir, entre outras coisas, que esta infraestrutura possa vir a ser utilizada no âmbito do AIR Center e por outras universidades e centros de investigação do país.

 

4. Embora não sendo da sua responsabilidade, o Governo dos Açores não rececionou nenhuma manifestação de interesse por parte da Academia açoriana em acolher no seu seio um centro de computação desta natureza relacionado com o AIR Center, nem tem conhecimento de qualquer compromisso nesse sentido.

 

5. O que sabemos, relativamente às capacidades instaladas, é que a Universidade dos Açores não tem nenhum centro de investigação e de desenvolvimento específico nas áreas da Engenharia Informática, Matemática ou Computação registado no Sistema Cientifico e Tecnológico dos Açores (SCTA), ao contrário da Universidade do Minho e de outras universidades, que têm vindo a desenvolver capacidades nestas áreas da computação.

 

6. Apesar disso, mais se esclarece que o Governo dos Açores dirigiu, a 4 de julho, através do Aviso - Açores - n.º 45-2017-12, um convite à Universidade dos Açores para, com fundos comunitários e no âmbito do Programa Açores 2020, candidatar-se à instalação de um centro de computação cognitiva dirigida às áreas que integram a RIS3.

 

7. Nos termos regulamentares, o convite, e a respetiva possibilidade de candidatura, vigorou entre 5 de julho e 10 de outubro, não tendo sido apresentada qualquer candidatura.

 

8. Apraz-nos ainda referir que, como é público, a referência ao espaço para o 'data center' inserido no edifício do Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel - NONAGON nada tem que ver com este ou outro projeto de supercomputação, nem com o AIR Center.

 

Na verdade, essa referência tem por base o desenho do projeto do 'bunker' no edifício do NONAGON que, inicialmente, foi projetado para alojar o centro de dados da então DRCT (e não um supercomputador), facto que não se veio a consumar devido a questões jurídicas associadas ao financiamento europeu do projeto.

 

9. O Governo dos Açores repudia, por serem falsas, as insinuações do PSD/A e lamenta que, numa matéria desta importância, a preocupação deste partido pareça ser, não o esclarecimento de factos, mas a mais pura e simples chicana política.

GaCS/SRMCT
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Revista internacional Elephant destaca exposição "O Risível Enigma da Vida Normal", patente no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas

Açores são uma referência internacional na utilização das energias renováveis e endógenas

Governo dos Açores cria novos apoios para associações de defesa dos animais

Candidaturas ao Colégio da Europa e à Bolsa 'José Medeiros Ferreira' decorrem até 17 de janeiro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 de dezembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
Consulta Pública Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2018 – 2028
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal