Ponta Delgada 11 de Agosto de 2010
Governo avança com o plano de ordenamento das bacias hidrográficas das lagoas da ilha das Flores
 

O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo de Meneses, procedeu à assinatura do contrato destinado à elaboração do Plano de Ordenamento das Bacias Hidrográficas das Lagoas Branca, Negra, Funda, Comprida, Rasa, Lomba e Patos, da ilha das Flores, num investimento da ordem dos duzentos e trinta mil euros a ser comparticipado por fundos comunitários do Proconvergência.

A finalidade subjacente à elaboração deste plano traduz a consciência da importância do planeamento territorial e do planeamento dos recursos hídricos integrados, visando a obtenção de instrumentos que promovam a salvaguarda e valorização ambiental dos recursos naturais, incluindo a preservação do estado da qualidade da água das lagoas. O interesse público prosseguido com a sua elaboração tem como objectivos garantir não apenas a melhoria da qualidade das águas, mas também conservar e proteger os ecossistemas e a paisagem.

O projecto será coordenado pela direcção regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e vai ser executado pela consórcio Atkins/ ED, Espaço e Desenvolvimento, estando prevista a sua conclusão para meados de 2012. A elaboração da proposta do plano será ainda acompanhada por uma comissão composta por representantes de diversas entidades da administração pública regional e local, assim como de ONGA´s e outras entidades com interesse na matéria.

 

 

 
 
GaCS/SF/SRAM
 

<<< voltar

 

imprimir  |  guardar