Pesquisa
 
 
Zonas
 

 
<Abril de 2019>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
   
Destaques
   
Jovens Repórteres para o Ambiente


É um projeto internacional promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa - Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) http://www.abae.pt/, destinado fundamentalmente aos estudantes do ensino secundário.

Pretende-se com este projeto preparar os jovens para exercerem uma cidadania activa na defesa do ambiente, através da sua participação nos processos de decisão. Os estudantes investigam e interpretam questões ambientais como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação.

Condições prévias para uma escola aderir ao Projeto
 - Disponibilizar à equipa do projeto (estudantes e professores) acesso fácil à internet; 
 - Estabelecer uma parceria com um órgão de comunicação social local, regional ou nacional (rádio, imprensa ou televisão).

A equipa ou equipas devem propor a investigação jornalística de um tema de carácter ambiental que lhes interesse estudar na região. O projeto de investigação jornalística, inserir-se-á posteriormente em fóruns de trabalho subordinados aos seguintes temas: Agricultura; Cidades; Água; Energia; Resíduos; Litoral.

Anualmente são organizados:
 - Um Seminário Nacional com o objectivo de reunir os professores coordenadores do Projecto e debater as estratégias e metodologias do Programa, por forma a incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objectivos comuns e a troca de experiências.
 - "Missões" com a duração de 4 a 6 dias, durante os quais, os estudantes seleccionados de entre as escolas envolvidas participam como "enviados especiais" numa pesquisa jornalística, produzindo diariamente despachos noticiosos sobre o local de exemplo ambiental que visitam. Os despachos são difundidos via internet, permitindo às escolas da rede nacional e europeia participar de forma virtual na Missão, acompanhando e questionando os enviados especiais. As Missões proporcionam aos estudantes a percepção da dimensão global dos problemas ambientais investigados ao nível local.
 - Concursos que pretendem premiar: melhor artigo, fotografia e vídeo, realizados no âmbito do projecto.

Metodologia do Projeto Jovens Repórteres para o Ambiente 

Nível Nacional - nível 1
 1 - Inscrição
 2 - Planeamento da Investigação
 3 - Pesquisa de Informação
 4 - Investigação no "terreno"
 5 - Estratégia de Comunicação

Nível Internacional - nível 2
As escolas que tenham cumprido a metodologia do Projeto e que tenham mantido contactos por correio electrónico com escolas de outros países, poderão ter acesso ao nível 2. No nível internacional do Projeto http://www.youngreporters.org/, as escolas têm de realizar um trabalho de cooperação, integrando equipas de investigação constituídas por escolas de diferentes países. Os estudantes poderão participar em missões internacionais.

Se pretende inscrever a sua Escola no Projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, contate-nos para  educarparaoambiente@azores.gov.pt

Consulte abaixo a lista de escolas inscritas na Região:
Lista de escolas inscritas desde o ano lectivo 2000/2001


 

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE