CONTACTOS POR ILHA  |  FAQ
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
Últimos conteúdos
 
Em termos legais sao os agentes economic...
Inspecao Regional das Atividades Economi...
Quais as consequências de colocar à disp...
A lei da proibição de venda de bebidas a...
 
Faqs
 

Em termos legais, são os agentes económicos obrigados a fazer trocas de produtos conforme? E se o produto for comprado via internet ou por catálogo?
Os agentes económicos não são obrigados a fazer trocas de produtos conformes. Um comerciante tem a obrigação de reparar ou substituir o bem adquirido ou de oferecer uma redução do preço ou o reembolso ao consumidor se o bem em questão se revelar defeituoso ou não tiver a aparência ou funcionar como anunciado. (Artigo 4º do Decreto-Lei n.º 84/2008 de 21 de maio, que altera o Decreto-Lei n... Mais »

Quais as consequências de colocar à disposição, facultar ou vender, em locais públicos e em locais abertos, bebidas alcoólicas a menores?
A violação da proibição de colocar à disposição, facultar ou vender, em locais públicos e em locais abertos, bebidas alcoólicas a menores tem por consequência a notificação da ocorrência ao respetivo representante legal, nos casos em que os menores estejam a consumir ou evidenciem ter consumido bebida alcoólica e às Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência e às equipas de resposta... Mais »

A lei da proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 16 anos foi alterada para menores de 18 anos?
Sim. No dia 27 de setembro de 2018 entrou em vigor o Decreto Legislativo Regional n.º 10/2018/A, de 28 de agosto, que prevê na sua alínea a) do n.º 1 do artigo 3.º a proibição de colocar à disposição, facultar ou vender em locais públicos e em locais abertos ao público, independentemente de objetivos comerciais, bebidas alcoólicas a menores. Determina o art.º 122.º do Código Civil ... Mais »

Quais as consequências da violação dos Direitos de Autor?
Comete o crime de usurpação quem, sem autorização do autor ou do artista, do produtor de fonograma e videograma ou do organismo de radiodifusão, utilizar uma obra ou prestação por qualquer das formas previstas no CDADC. Comete o crime de contrafação (vulgarmente designado plágio) quem utilizar, como sendo criação ou prestação sua, obra, prestação de artista, fonograma, videograma ou emissão d... Mais »

“A Portaria n.º201-A/2017, de 30 de junho faz alterações ao modelo do livro de reclamações físico, ainda tenho um livro de reclamações, devo adquirir novos livros?
A Portaria n.º201-A/2017 introduz algumas alterações ao modelo do livro de reclamações físico, mas os operadores económicos podem, até este estar totalmente preenchido, manter o modelo de livro que ainda dispõem, para uso nos respetivos estabelecimentos. “ Mais »
   
 
Página 1Página 2Página 3Página 4Página 5Página 6Página 7Página 8Página 9Página 10  >
  12345678910  
   
   

 

                           

          

 

      

 

PRINCIPALIRAEAÇÕES INSPETIVAS E ALERTASGABINETE DE ATENDIMENTOLEGISLAÇÃONOTÍCIASPUBLICAÇÕES

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE