LABORATÓRIOS
NOTÍCIAS  |  COOPERAÇÃO  |  CONTACTOS  |  LINKS


 

 
 
 

 



 


ULMC - Unidade Laboratorial de Materiais de Construção

 

A Unidade Laboratorial de Materiais de Construção (ULMC) tem como principal atividade a realização de ensaios laboratoriais e de campo na área dos materiais ou produtos de construção, nomeadamente betões, argamassas, cimentos, telhas de betão, manilhas e pedras naturais, entre outros.

Os serviços prestados pela ULMC, que têm como destinatários os produtores, os donos de obra e os empreiteiros, visam a caracterização física e mecânica de diversos materiais ou produtos de construção.

No que se refere aos betões, a ULMC realiza estudos de composição e efetua ensaios de caraterização no estado fresco, endurecido e no local, sendo também dado especial destaque ao ensaio de resistência à compressão, efetuado quer em provetes cúbicos de betão moldado em obra, quer em provetes cilíndricos extraídos das estruturas (carotes de betão), que permite averiguar se o betão cumpre a classe de resistência especificada em projeto.

Relativamente à caraterização física e mecânica dos cimentos, destaca-se a participação da ULMC em ensaios interlaboratoriais promovidos pela Associação Técnica da Indústria do Cimento (ATIC).

Na área das argamassas aplicadas em rebocos, são de destacar os ensaios de aderência ao suporte e os ensaios de flexão e de compressão de provetes prismáticos.

A ULMC está igualmente apetrechada com uma máquina de tração, estando nesta altura a implementar o ensaio de tração de varões de aço das armaduras ordinárias.

 
 
 
 
 

PRINCIPALSOBRE O LRECSERVIÇOSPUBLICAÇÕESLABORATÓRIOSEVENTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE