NOTÍCIAS  |  COOPERAÇÃO  |  CONTACTOS  |  LINKS

 
 
 
 

 



 


Curso: "Estabilidade de Taludes: Estudo de Caso"


Local:
Laboratório Regional de Engenharia Civil  em Ponta Delgada
Data de realização:
20 e 21 de setembro (Ponta Delgada)
Organizado por:
Laboratório Regional de Engenharia Civil


Enquadramento e Objetivos
A caracterização e reconhecimento de campo são componentes fundamentais para a monitorização de taludes e para a recolha de informação a utilizar na análise da estabilidade e avaliação de riscos de movimentos. Atendendo a que os taludes têm um comportamento evolutivo, estes procedimentos são particularmente importantes em regiões com elevados índices de pluviosidade ou de risco sísmico, assim como em taludes recentes ou localizados na proximidade de zonas submetidas a alterações de morfologia por intervenção humana. Neste contexto, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático com enfoque na análise de casos de estudo de taludes da região.

Este curso pretende transmitir conhecimentos e metodologias de caracterização de campo e de análise de taludes. Para o efeito são apresentadas algumas metodologias de observação, inspeção e caracterização de campo de taludes, transmitidos conhecimentos básicos de resistência de materiais geotécnicos e de ensaios para a sua determinação experimental. São apresentadas as principais metodologias de análise da estabilidade de taludes e de avaliação da segurança pelo fator de segurança global e pelos Eurocódigos. Neste curso são utilizadas ferramentas numéricas (software) de análise da estabilidade e de risco de movimentos de taludes onde, complementarmente, se efetuam análises com a aplicação de medidas de estabilização aos casos de estudo, atendendo à existência de diferentes cenários de solicitação.

Neste contexto, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático nesta área.


Objetivos Específicos
Pretende-se dotar os formandos de ferramentas de observação e caracterização de taludes, realçando os aspetos principais na sua caracterização desde o levantamento de dados geométricos e reconhecimento da hidrogeologia à prospeção e caracterização mecânica. Deverão ser desenvolvidas capacidades de análise da estabilidade de taludes, com conhecimentos baseados em conceitos teóricos fundamentais, através da utilização de ferramentas de análise numérica, assim como a sua utilização na aplicação de medidas de estabilização e de aumento da segurança.

Folheto do evento
Ficha de inscrição

 



 

PRINCIPALSOBRE O LRECSERVIÇOSPUBLICAÇÕESLABORATÓRIOSEVENTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE