NOTÍCIAS  |  COOPERAÇÃO  |  CONTACTOS  |  LINKS

 
 
 
 

 



 


3º Seminário da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica

 

Local:
Laboratório Regional de Engenharia Civil, Sala de Formação II

 

Data de realização:
22 e 23 de utubro de 2018 entre as 09h00 e as 17h00

 

Organizado por:
Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) – transmissão em direto via internet para a sala de formação II do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada


Enquadramento e Objetivos Gerais
Os Seminários da SPES são uma iniciativa conjunta da SPES, do LNEC e da empresa de inovação e engenharia PRETENSA especializada na área de proteção sísmica, visando a divulgação de temas na área da Engenharia Sísmica. Este evento conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros.

Neste 3º Seminário serão abordados dois temas relevantes para o edificado existente em Portugal: O que pode ser feito para reduzir a vulnerabilidade sísmica dos edifícios em alvenaria bem como do património histórico edificado e como reforçar os edifícios em betão armado existentes em Portugal através de dispositivos de dissipação de energia.
 
O primeiro dia será dedicado ao reforço e mitigação dos efeitos de sismos em edifícios históricos e em alvenaria. Será feita uma abordagem eminentemente prática com apresentação de casos em Portugal, Itália e outras partes do mundo.  Além de soluções convencionais analisar-se-ão aplicações de isolamento de base em edifícios históricos em Itália.
 
O segundo dia será dedicado ao reforço do edificado existente em betão armado com recurso a dispositivos dissipadores de energia. Apresentar-se-á um panorama do edificado com estas características em Portugal e das suas vulnerabilidades. Abordar-se-á o uso de técnicas convencionais, bem como a utilização de dispositivos de dissipação de energia para a redução da sua vulnerabilidade sísmica.

A participação portuguesa está a cargo de Prof. João Azevedo, (Presidente da SPES e IST), Prof. Aníbal Costa (Universidade de Aveiro), Prof. Daniel Oliveira (Universidade do Minho), Prof. António Costa (IST e A2P) e Prof. Luís Guerreiro (SPES e IST). Como oradores estrangeiros teremos Dina D'Ayala (Itália), especialista em Resiliência Estrutural com focus em diagnóstico, reforço e resiliência de edifícios existentes, estruturas, infraestruturas de transporte e património Cultural, Elena Manzoni (Itália), Diretora Técnica da Numéria Engineering, desenvolve trabalho relacionado com diagnóstico de estruturas, projeto e supervisão de construções em edifícios históricos, especialmente em zonas sísmicas, Ricardo Vetturini (Itália), especialista em Projeto de Estruturas, principalmente estáticas e reabilitação de edifícios históricos em alvenaria, fundador da empresa Ingenium Srl, Gabriella Castellano (Itália), Responsável pelo departamento de Inovação e Desenvolvimento da FIP Industriale, uma das empresas de referência a nível mundial em proteção sísmica e Alberto Dusi (Itália), Diretor da Numéria Consulting, um especialista em isolamento sísmico.
Porque consideramos do maior interesse este tipo de Seminários e os temas abordados, apelamos à participação nesta iniciativa já que para além de promover a divulgação do conhecimento permite a troca de experiências e a discussão de temas onde se procura associar a teoria à prática, com profissionais de reconhecido mérito.

Inscrição
Este seminário é gratuito mas de inscrição obrigatória.
Será transmitido via internet, a partir do LNEC, para a sala de formação II do LREC em Ponta Delgada.
Não haverá distribuição de documentação nem coffee-breaks.

Ficha de inscrição



 

PRINCIPALSOBRE O LRECSERVIÇOSPUBLICAÇÕESLABORATÓRIOSEVENTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE