NOTÍCIAS  |  COOPERAÇÃO  |  CONTACTOS  |  LINKS


 

 
 
 

 



 


CURSO: “CERTIFIED PASSIVE HOUSE TRADESPERSON - Envolvente do edifício | Sistemas e equipamentos”

Local:
Laboratório Regional de Engenharia Civil, Ponta Delgada e restante arquipélago dos Açores
Data de realização:
10, 17 e 24 de outubro de 2018

Exame: 27 de Novembro 2018 (250€) - opcional

Organizado por:
Associação Passivhaus Portugal – PHPT
Academia Passivhaus


Enquadramento
A investigação acerca dos edifícios de consumo de energia e emissões de carbono zero ou quase zero ‘Near Zero-Energy Buildings’ (NZEBs) intensificou-se, e a União Europeia publicou em 2010 a reformulação da Diretiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), cujo objetivo é garantir que em todos os Estados Membros até ao final de 2020 todos os novos edifícios sejam de necessidades quase nulas de energia, sendo a redução da energia neste domínio uma prioridade no âmbito dos objetivos 20-20. A EPBD coloca os NZEBs como a futura meta a atingir pelos edifícios e define-os como “(…)um edifício que tem um elevado desempenho energético.

Os edifícios com elevada eficiência energética especialmente atingida através de medidas passivas são indicados atualmente como fundamentais para se atingir os edifícios de consumo quase zero (NZEBs). Considera-se assim, que a introdução de medidas passivas é a metodologia mais eficaz para efetivamente contribuir para a diminuição das emissões de carbono e do consumo de energia no setor da construção em geral e em particular no dos edifícios.

A Passive House é um conceito construtivo que define um padrão eficiente, sob o ponto de vista energético, confortável, economicamente acessível e sustentável, apresentando-se como solução para os edifícios com necessidades quase nulas de energia, obrigatórios a partir de 2019, nos edifícios públicos, e 2021, nos restantes.

Com esta propósito o LREC realizará, em colaboração com a Academia Passivhaus o curso “CERTIFIED PASSIVE HOUSE TRADESPERSON - Envolvente do edifício | Sistemas e equipamentos”. Este é um curso oficial do Passivhaus Institut o qual permite o reconhecimento como Certified Passive House Tradesperson, após aprovação no exame mundial agendado para o dia 27 de novembro de 2018.

O curso destina-se a pessoas ligadas ao sector da construção e gestão de edifícios (técnicos, instaladores, comerciais, arquitectos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, docentes, etc).

Os formandos após a frequência deste curso estarão aptos a implementar soluções Passive
House, compreender a importância do desempenho da envolvente do edifício e compreender a importância da ventilação e de sistemas eficientes.


Objetivos Gerais

Dotar os especialistas participantes, do sector da construção, de uma impressão geral do
conceito interdisciplinar Passive House durante um período de tempo adequado. Implementar soluções Passive House; compreender a importância do desempenho da envolvente do edifício; compreender a importância da ventilação e de sistemas eficientes

Folheto do evento
Ficha de inscrição



 

PRINCIPALSOBRE O LRECSERVIÇOSPUBLICAÇÕESLABORATÓRIOSEVENTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE