NOTÍCIAS  |  COOPERAÇÃO  |  CONTACTOS  |  LINKS
Pesquisa
 
 
Feed de RSS
  icon de rss Ver o feed  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

  








  


 
 

 



 


 


<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
Últimos conteúdos
 
Curso_OndasdoMar
AbrigoPortuario
RestauroArquitetónico
Fortalezas
 

SEMINÁRIO: Desafios e constrangimentos da adequação da regulamentação da construção às especificidades da reabilitação


Local:
Auditório do LREC, Rua de S. Gonçalo, Ponta Delgada

Data de realização:
8 de maio de 2018

Transmissão via internet para:
 - Auditório do Serviço Regional de Estatística dos Açores, Angra do Heroísmo
 - Delegação da SRTT, Calheta de S. Jorge
 - Delegação da SRTT, Horta
 - Delegação da SRTT, Madalena do Pico
 - Delegação da SRTT, Santa Cruz das Flores
 - Delegação da SRTT, Vila do Porto, Santa Maria
 - Ecomuseu, Vila do Corvo
 - Serviços de Desenvolvimento Agrário, Santa Cruz da Graciosa

Organizado por:
Laboratório Regional de Engenharia Civil, Direção Regional da Habitação, Instituto Pedro Nunes.

Dinamização a cargo de membros da equipa técnico-científica do projeto “Reabilitar como Regra”, coordenada pelo Prof. Doutor Raimundo Mendes da Silva (Universidade de Coimbra) (*): Prof. Doutor Vasco Freitas (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Prof. Doutor Nuno Valentim (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), Prof. Doutor Tiago Ferreira (Universidade do Minho), Prof. Doutor Luís Godinho (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), Profª doutora Ana Ramos (Instituto Politécnico de Castelo Branco)
(*) algumas participações serão feitas por videoconferência


Enquadramento
A resolução do Conselho de Ministros que cria o projeto “RcR - Reabilitar como Regra” determina, de forma radical e com grande economia de palavras, uma mudança da cultura que temos para uma cultura que queremos, ao afirmar “o papel central da habitação e da reabilitação para a melhoria da qualidade de vida das populações, para a revitalização e competitividade das cidades e para a coesão social e territorial. (…)” e ao definir como objetivo principal “(a conciliação das) legítimas expetativas em termos de adequação aos atuais padrões de segurança, habitabilidade, conforto e de simplificação do processo de reabilitação, com os princípios da sustentabilidade ambiental e da proteção do património edificado, em sentido lato. (…)”.

O desafio principal do projeto RcR é o de conciliar o desempenho funcional dos edifícios (como é o caso da térmica, da acústica, do fogo, das acessibilidades ou das instalações) com o respeito pelo existente (entendido não só como o valor arquitetónico e cultural, mas também como a coerência construtiva e estrutural) e, ainda, num terceiro vértice, com as preocupações de sustentabilidade ambiental.
Só uma aproximação à realidade, de forma intensa e sem reservas, mas sem perder de vista os princípios e o conhecimento já consolidado, poderá permitir compreender, na
totalidade, as implicações deste objetivo e garantir alguma probabilidade de sucesso.

Objetivos
Com este seminário pretende-se partilhar os avanços do projeto RcR e, sobretudo, promover o debate e recolher sensibilidades e expetativas, em torno, quer dos atuais constrangimentos da regulamentação da construção a uma reabilitação responsável e sustentável, quer do modo como a regulamentação pode evoluir, não esquecendo que é necessário preparar atempadamente o término do Regime Excecional da Reabilitação Urbana (RERU, DL 53/2014).

Destinatários
O Seminário destina-se a toda a comunidade técnica do sector da reabilitação de edifícios, com destaque para projetistas (engenheiros e arquitetos) e entidades licenciadoras e certificadoras, mas também a investigadores, gestores, decisores públicos e promotores públicos e privados.

Inscrição
A participação no Seminário é gratuita mas condicionada a inscrição prévia através do preenchimento do formulário disponível no site do LREC.

Aceda aqui ao formulário de inscrição
Visualize folheto do seminário



Calendário de Eventos
 
<Abril de 2024>
segterquaquisexsábdom
25262728293031
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293012345
 

PRINCIPALSOBRE O LRECSERVIÇOSPUBLICAÇÕESLABORATÓRIOSEVENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE