NOTÍCIAS  |  COOPERAÇÃO  |  CONTACTOS  |  LINKS


 

 
 
 

 



 


Dimensionamento ao incêndio de estruturas segundo os eurocódigos


Local:
LREC - Ponta Delgada

Transmissão via internet para:
 - Auditório do Serviço Regional de Estatística dos Açores, Angra do Heroísmo
 - Delegação da SRTT, Calheta de S. Jorge
 - Delegação da SRTT, Horta
 - Delegação da SRTT, Madalena do Pico
 - Delegação da SRTT, Santa Cruz das Flores
 - Delegação da SRTT, Vila do Porto, Santa Maria
 - Ecomuseu, Vila do Corvo
 - Serviços de Desenvolvimento Agrário, Santa Cruz da Graciosa

Data de realização:
6 a 8 de novembro de 2017

Organizado por:
Laboratório Regional de Engenharia Civil


Enquadramento
A regulamentação Europeia, na área da engenharia de estruturas, é hoje complexa e exigente, tendo Portugal, como membro da União Europeia, que adotar a mesma. Os Eurocódigos Estruturais são documentos únicos que vieram revolucionar a forma de dimensionar as estruturas em toda a Europa havendo também já países terceiros que adotaram ou adaptaram os mesmos à sua realidade. Os Eurocódigos estão neste momento em fase de alteração e uma nova geração está prestes a emergir com algumas alterações à forma de dimensionar as estruturas. A informação trazida pelos Eurocódigos é imensa e projetar hoje em dia segundo os mesmos exige um constante aperfeiçoamento e aprendizagem pelo que urge a realização de cursos desta natureza para os diferentes tipos de estruturas ou ações. Os Eurocódigos são compostos por várias partes, tendo quase todos eles uma parte referente ao dimensionamento das estruturas para a situação de incêndios, as partes 1.2.


Objetivos Gerais
Dotar os participantes de competências na área do dimensionamento ao incêndio de diferentes tipos de estruturas de engenharia civil. 
Os principais temas desta ação de formação serão os princípios gerais da segurança ao incêndio, incêndios reais e incêndios padrão, resistência ao fogo, propriedades mecânicas e térmicas dos materiais, proteção das estruturas para a situação de incêndio, Eurocódigo 1, ações em situação de incêndio, ações térmicas e ações mecânicas, dimensionamento ao incêndio de estruturas de aço pelo Eurocódigo 3 e dimensionamento ao incêndio de estruturas de betão pelo Eurocódigo 2.

Serão igualmente abordados o dimensionamento ao incêndio de estruturas mistas de aço e betão pelo Eurocódigo 2 e Eurocódigo 4, dimensionamento ao incêndio de estruturas de madeira pelo Eurocódigo 5, dimensionamento ao incêndio de estruturas de alvenaria pelo Eurocódigo 6, dimensionamento ao incêndio de alumínio e suas ligas pelo Eurocódigo 9 e avaliação e reparação de estruturas após incêndio.

Folheto do curso
Ficha de inscrição



 

PRINCIPALSOBRE O LRECSERVIÇOSPUBLICAÇÕESLABORATÓRIOSEVENTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE