NOTÍCIAS  |  COOPERAÇÃO  |  CONTACTOS  |  LINKS



 
 

 





Concurso: Construções Sismo-resistentes


Local:
Laboratório Regional de Engenharia Civil

Data de realização:
19 de abril de 2016

Organizado por:
Laboratório Regional de Engenharia Civil

Concurso de Construções Sismo-resistentes

Associado ao “SÍSMICA 2016 - 10º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica", que terá lugar em Ponta Delgada de 20 a 22 de abril de 2016, o Governo Regional dos Açores, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil, promove a realização de um concurso de maquetas de edifícios sismo-resistentes, dirigido à comunidade escolar. A organização conta com a parceria da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES), do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), da Direção Regional da Juventude (DRJ) e da Direção Regional da Educação (DRE) e com a colaboração da Ordem dos Engenheiros (OE), da Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) e da Ordem dos Arquitetos (OA).
Esta iniciativa tem como objetivo envolver na temática do congresso as diferentes instituições de ensino sediadas na Região Autónoma dos Açores (RAA), sensibilizando os respetivos corpos discentes e docentes para a importância de dotar as estruturas dos edifícios de elementos com características resistentes aos sismos, numa região como os Açores, frequentemente sujeita a fenómenos sísmicos.
O desafio que este concurso lança à comunidade escolar consiste na construção de uma maqueta de um edifício com estrutura antissísmica que seja capaz de resistir aos efeitos de um sismo semelhante aos que ocorreram nos Açores em 1 de janeiro de 1980 e em 9 de julho de 1998. A maqueta deverá ser construída cumprindo todas as regras constantes do Regulamento do Concurso, o qual está disponível no link abaixo indicado. A competição final consiste em submeter as maquetas, fixas numa mesa sísmica de 61x46 cm2, à oscilação horizontal que simule a ação de um sismo. As maquetas vencedoras serão as que tiverem melhor pontuação nos seguintes 2 critérios:

  1.  Tempo suportado na mesa sísmica sem sofrer danos estruturais (75%);
  2.  Originalidade, estética e engenho demonstrados na construção da maqueta (25%).

O concurso contempla 2 escalões:

  •  No 1º Escalão podem concorrer equipas formadas por um professor e três alunos do Ensino Básico ou Secundário, com idade igual ou superior a 14 anos, dos estabelecimentos de ensino público, privado ou escolas profissionais de toda a Região Autónoma dos Açores.
    Este desafio é lançado a todas as áreas disciplinares, desde as Ciências Naturais, Biologia/Geologia, Física Química, Geografia, História, Desenho/Educação Visual, Matemática, assim como a ateliers e projetos que estejam a decorrer no próprio estabelecimento de ensino.
  •  No 2º Escalão podem concorrer equipas formadas por três alunos dos estabelecimentos de ensino universitário de toda a Região Autónoma dos Açores e um professor, nas áreas de Arquitetura e Engenharia.

A inscrição deverá ser feita até dia 18 de março de 2016, mediante o preenchimento do formulário cujo link abaixo se indica.
A participação será limitada às primeiras trinta inscrições.
Qualquer pedido de esclarecimento poderá ser efetuado por telefone, por e-mail ou via CTT para: 
    Concurso de Construções Sismo-Resistentes
    LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil
    Rua de São Gonçalo s/n,
    9500-343 Ponta Delgada
    Telf: 296 301 500
    Correio eletrónico: eventos.lrec@azores.gov.pt

Poderá ainda entrar em contacto com o LREC utilizando o formulário de contacto abaixo indicado.

A entrega das maquetas será feita nas instalações do Laboratório Regional de Engenharia Civil, até às 17:00H do dia 8 de abril de 2016, com indicação do nome da escola, ano, turma e disciplina em que foi realizada. O transporte das maquetas até às instalações do LREC será da responsabilidade das equipas participantes.
A competição final, durante a qual as maquetas serão testadas na mesa sísmica, realizar-se-á no dia 19 de abril de 2016, nas instalações do Laboratório Regional de Engenharia Civil, perante o Júri composto por um Engenheiro Civil, um Engenheiro Técnico Civil, um Sismólogo, um Arquiteto e um representante do SRPCBA.
Para as equipes não residentes em S. Miguel será assegurada a estadia e comparticipação das despesas de deslocação.
A divulgação das classificações todos os concorrentes e a entrega dos prémios aos 3 vencedores de cada escalão decorrerá numa das sessões do SÍSMICA 2016.

Regulamento do concurso
Formulário de inscrição no concurso
Formulário de contacto
Cartaz do concurso



 

PRINCIPALSOBRE O LRECSERVIÇOSPUBLICAÇÕESLABORATÓRIOSEVENTOS

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE