NOTÍCIAS  |  COOPERAÇÃO  |  CONTACTOS  |  LINKS




 

 
 
 

 



 


Curso: Eficiência Energética e Hídrica em Edifícios - Angra do Heroísmo


Local:
Auditório do SREA - Serviço Regional de Estatística dos Açores
Angra do Heroísmo

Data de realização:
3 e 4 de dezembro de 2015

Organizado por:
Laboratório Regional de Engenharia Civil


Enquadramento

O aumento da eficiência no uso da água no sector urbano traduz-se numa redução de caudais captados e dos volumes de águas residuais, contribuindo para não delapidar as disponibilidades e reservas estratégicas do recurso e a sua qualidade. Tem também um benefício económico evidente para os consumidores e contribui diretamente para a eficiência energética, pois os menores volumes consumidos e rejeitados  reduzem as necessidade energéticas para aquecimento, bombagem e tratamento.
A investigação acerca dos edifícios de consumo de energia e emissões de carbono zero ou quase zero ‘Near Zero-Energy Buildings’ (NZEBs) intensificou-se, e a União Europeia publicou em 2010 a reformulação da Diretiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) [1], cujo objetivo é garantir que em todos os Estados Membros até ao final de 2020 todos os novos edifícios sejam de necessidades quase nulas de energia, sendo a redução da energia neste domínio uma prioridade no âmbito dos objetivos 20-20. Esta Diretiva além dos novos edifícios contempla também as grandes intervenções, as quais também têm de cumprir com requisitos mínimos de desempenho energético, sendo uma medida fundamental no âmbito da redução do consumo, dado o enorme potencial dos edifícios existentes. Porém, é necessário medidas passivas, como premissa fundamental para se atingir os edifícios de consumo quase zero (NZEBs). Considera-se assim, que a introdução de medidas passivas, compatibilizadas com sistemas ativos, é a metodologia mais eficaz para efetivamente contribuir para a diminuição das emissões de carbono e do consumo de energia no setor da construção em geral e em particular no dos edifícios.
Neste contexto, o Laboratório Regional de Engenharia Civil, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático nesta área.

Objetivos Gerais

1. Sensibilizar os formandos para a importância da eficiência hídrica e energética na atualidade, como contributo para a sustentabilidade
2. Ministrar conhecimentos sobre os principais contributos para a eficiência hídrica e energética nos edifícios
3. Alertar para a importância do nexus água-energia nos edifícios.

Folheto do evento 
Ficha de inscrição



 

PRINCIPALSOBRE O LRECSERVIÇOSPUBLICAÇÕESLABORATÓRIOSEVENTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE