PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 

Horta 01-11-2018

Governo dos Açores lança campanha de prevenção dos plásticos descartáveis


A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, promove a partir de hoje uma campanha televisiva denominada «Diga NÃO aos plásticos descartáveis», com o objetivo de reduzir o uso destes produtos nos Açores, promovendo a sua substituição por produtos reutilizáveis ou compostos por materiais biodegradáveis.

 

Esta campanha promovida pelo Governo dos Açores insere-se no âmbito do Programa de Prevenção de Resíduos e contempla uma ação específica destinada à redução do uso de palhinhas e à substituição de palhinhas de plástico por palhinhas de papel.

 

A iniciativa «Açores sem palhinhas» destina-se a empresários do setor da hotelaria, restauração, cafetaria e similares, sensibilizando para evitar a disponibilização de palhinhas e promovendo a troca de palhinhas de plástico que tenham em stock por palhinhas de papel, a fornecer gratuitamente pelos Serviços de Ambiente.

 

Os empresários que pretendam aderir à iniciativa, apenas têm de se inscrever para a troca de palhinhas, contactando a Direção Regional do Ambiente através do telefone 292 207 300.

 

Os interessados podem obter mais informações e consultar o regulamento da campanha no Portal dos Resíduos, em http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-residuos/conteudos/livres/Campanha+-+Açores+sem+Palhinhas.htm.

 

A iniciativa «Açores sem palhinhas» resulta de uma parceria com a Delegação dos Açores da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e conta com o apoio do Movimento Sem Palhinhas.

 

Os plásticos descartáveis são um dos principais problemas ambientais do presente, com impactes negativos nos ecossistemas, na biodiversidade e até na saúde humana.

 

De acordo com dados da União Europeia, 43% do lixo marinho que polui os oceanos é composto por apenas 10 tipos de objetos de plástico descartáveis, daí a importância de promover a sua substituição por alternativas sustentáveis.
   
 

Autor: GaCS/DRA

Numero de Visitantes
  1284296  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE