PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 

Corvo 09-11-2017

Açores lança rede de recolha de vestuário, calçado e brinquedos usados


O Governo dos Açores lançou hoje a rede de pontos de recolha de vestuário, têxteis, calçado e brinquedos usados, em sete das nove ilhas do arquipélago, onde existem centros de processamento de resíduos.

“Com a aquisição de 18 contentores específicos para este efeito, assegurando a existência de, pelo menos, um contentor por concelho nas sete ilhas com menos população, a instalação desta rede destinada à recolha de vestuário, calçado, brinquedos e têxtil lar, pretende dar uma segunda vida a estes produtos que, uma vez entrados na cadeia dos resíduos, não são objeto de valorização e acabam sendo eliminados, em aterro ou em incineradora”, afirmou hoje a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.

A governante falava na Santa Casa da Misericórdia do Corvo, ilha onde o executivo açoriano hoje termina a visita estatutária.

Marta Guerreiro adiantou que “os artigos depositados nos contentores de recolha de roupa usada serão recolhidos por instituições de solidariedade social, fruto de um trabalho conjunto com a Secretaria Regional da Solidariedade Social, que se responsabilizarão pelo seu encaminhamento para instituições ou famílias sinalizadas”.

Para a governante, “esta é uma medida que permitirá, ainda, uma recuperação de artigos que possam estar danificados, através, por exemplo, de trabalhos com tecidos ou pequenos arranjos, como pregar um botão, e que ainda possam ser reaproveitados, encaminhando para destino final adequado o que não seja possível recuperar”.

“Para que o acesso seja de todos, está disponível no Portal dos Resíduos a localização dos contentores, bem como as instituições de solidariedade social responsáveis pela sua gestão, por ilha, que, no caso da ilha do Corvo, será a Santa Casa da Misericórdia”, adiantou.

O Governo dos Açores começou na quarta-feira a visita estatutária ao Corvo, a mais pequena e menos populosa ilha do arquipélago, com cerca de 450 habitantes.

O Estatuto Político-Administrativo da região determina que o executivo regional visite cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano e que o Conselho do Governo se reúna na ilha visitada.

Autor: SR // SSS

Numero de Visitantes
  1285547  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE