PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 

Lisboa 11-02-2016

Neto Viveiros congratula-se com salvaguarda dos interesses dos Açores na gestão de resíduos de embalagens


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente  congratulou-se hoje com a garantia dada pelo Ministro do Ambiente de que os interesses e especificidades dos Açores serão salvaguardados no processo nacional de atribuição de novas licenças para entidades gestoras do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).

“O que quisemos vir aqui salvaguardar é que em qualquer situação [seja apenas uma ou mais as entidades licenciadas a nível nacional]”, terão a “obrigatoriedade” de operar no arquipélago, frisou Luís Neto Viveiros, em declarações no final de uma reunião, em Lisboa, com o ministro Matos Fernandes.

A retirada de embalagens para valorização representa mais de 40% dos resíduos separados nos Açores, onde a valorização de resíduos aumentou de 13,1% em 2012 para 23% em 2014 e os depósitos em aterro reduziram de 86,9% para 77%.

De acordo com os dados da entidade gestora Sociedade Ponto Verde, no último ano a reciclagem de embalagens do fluxo urbano terá ultrapassado os 40 quilos por habitante, quando o objetivo fixado em junho de 2015, a nível nacional e para o conjunto dos sistemas de gestão de resíduos urbanos do continente, era de 33,29 quilos por habitante em 2017.

Até 2020, os Açores querem preparar para reutilização e reciclagem pelo menos 50% dos resíduos urbanos, incluindo papel, cartão, plástico, vidro, metal, madeira e resíduos biodegradáveis.

Luís Neto Viveiros, que manifestou satisfação com o profundo conhecimento que o Ministro do Ambiente tem do território açoriano, tendo colaborado profissionalmente na elaboração dos primeiros planos de Ordenamento da Orla Costeira dos Açores, revelou ainda que a Região foi a primeira do país a concluir a elaboração do Plano de Gestão da Região Hidrográfica 2016-2021 e do Plano de Gestão de Riscos de Inundações.

Estes instrumentos derivam de obrigações de Portugal no âmbito do Quadro das Diretivas Água e Inundações.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1277358  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE