PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 

Horta 20-04-2016

PEPGRA potencia a Economia Circular: ver o Resíduo como um Recurso nos Açores


O novo pacote legislativo, emanado pela União Europeia, aponta aos Estados Membros que existem benefícios associados à implementação de uma Economia Circular, nomeadamente no impacto ambiental, através da diminuição do recurso às matérias-primas, impacto social, pela possibilidade de melhorar e prolongar as relações com os diferentes parceiros e impacto económico, na medida em que representa um estímulo à criatividade na redução de custos e fomenta a criação de emprego.
Nos Açores, o Decreto Legislativo Regional n.º 6/2016/A, de 29 de março, que aprova o atual Plano Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores, emana orientações estratégicas importantes no sentido de aumentar a reciclagem e impedir a perda de valiosos materiais. Este novo desafio da Economia Circular propõe novos objetivos de reciclagem de resíduos urbanos até 2030, assim como a imposição de metas para a deposição total de resíduos em aterro.
O Governo dos Açores, através da Direção Regional do Ambiente, dá continuidade à implementação das medidas do PEPGRA, proporcionando aos municípios dos Açores uma ação de formação sobre Economia Circular, ministrada pela Academia Lipor da Região Porto.
Esta ação decorreu na sala de formações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (ilha Faial), nos dias 19 e 20 de abril de 2016, com a participação de 24 formandos de várias ilhas.

Numero de Visitantes
  1284809  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE