PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 

Ponta Delgada 03-11-2015

Açores aumentam em 10% a quantidade de resíduos de embalagens reciclados


A Região Autónoma dos Açores enviou para reciclagem, nos primeiros nove meses deste ano, cerca de 7.100 toneladas de embalagens usadas, o que representa mais 10% do que em igual período de 2014.

Os dados divulgados pela Sociedade Ponto Verde indicam que o plástico foi o material recolhido que mais cresceu, com uma subida de 23%, atingindo as 1.200 toneladas, seguido da madeira, com um acréscimo de 13% (190 toneladas), e do metal, com mais 9% (150 toneladas).

O papel/cartão foi, no entanto, o material com a maior quantidade recolhida, atingindo 3.189 toneladas, mais 8% do que no ano anterior.

O vidro, com uma quantidade recolhida de cerca de 2.370 toneladas, registou um acréscimo de 6% relativamente ao mesmo período do ano transato.

Por ilhas, os maiores aumentos registaram-se no Pico, Faial e São Jorge, em decorrência da entrada em funcionamento dos respetivos centros de processamento de resíduos.

No que respeita às recolhas 'per capita', os centros de processamento de resíduos das Flores e da Graciosa mantêm os melhores resultados a nível nacional.

Estes dados refletem o investimento público realizado pelo Governo dos Açores na construção dos Centros de Processamento de Resíduos, assim como o esforço e empenho de todos os parceiros do setor, e dos cidadãos, na separação, recolha e encaminhamento para reciclagem destes materiais, colocando a Região na linha da frente da valorização de embalagens usadas e resíduos de embalagens.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1283233  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE