PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 

Horta 24-11-2014

V Semana dos Resíduos com mais de 60 ações de sensibilização em todas as ilhas dos Açores


O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, promove, até 30 de novembro, a realização da V Semana dos Resíduos, que inclui 64 ações de sensibilização em todas as ilhas, organizadas em parceria ou da iniciativa de entidades como autarquias, empresas e organizações não-governamentais para o ambiente.

O Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, participou hoje numa dessas ações, sob o lema 'Resíduos – Toma uma Atitude, Faz a Diferença', na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, onde salientou que esta iniciativa pretende demonstrar a importância da diminuição dos resíduos produzidos.

A divulgação das estratégias e políticas de gestão de resíduos e incentivar a aplicação de boas práticas no âmbito empresarial, outro dos públicos-alvo desta quinta edição, são também objetivos da iniciativa.

Hernâni Jorge frisou que, no caso da ação em que participou, dirigida ao meio escolar, a abordagem foi no sentido da importância da separação dos resíduos, tendo em vista “aumentar as taxas de valorização” e “diminuir substancialmente os resíduos encaminhados para eliminação”.

As atividades previstas podem ser consultadas no Portal dos Resíduos, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-residuos/conteudos/livres/Semana.htm

A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos é um projeto que conta com o apoio do programa LIFE+ da Comissão Europeia, cujo objetivo é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, envolvendo iniciativas como animações e workshops, entre outras atividades.

Esta semana foi adaptada aos Açores pela Direção Regional do Ambiente, no âmbito da operacionalização do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos da Região Autónoma dos Açores - PEGRA, através da promoção de ações organizadas em parceria com diversas entidades públicas e privadas.

A prevenção da produção de resíduos é uma opção prioritária que visa a adoção de medidas organizacionais e operacionais que permitam diminuir a quantidade e a perigosidade dos resíduos gerados.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1283339  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE