PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 


O Centro de Processamento e Valorização de Resíduos de Santa Maria vai entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, anunciou hoje, naquela ilha, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar.

Durante uma visita a esse empreendimento do Governo dos Açores, Álamo Meneses disse aos jornalistas o empreiteiro teve algumas dificuldades em cumprir os prazos previstos, devido à dificuldade em obter betão durante a obra, problema que está ultrapassado e que deverá permitir recuperar o tempo perdido.

Sobre a importância deste centro para a ilha, um dos grandes investimentos governamentais em Santa Maria, o governante sublinhou o facto de ele ir garantir o aproveitamento das matérias orgânicas para produção de composto, que pode ser utilizado na agricultura, enquanto que os outros resíduos passam a ser separados, embalados e retirados da ilha.

Essa opção vai permitir, segundo disse, selar e recuperar o atual aterro sanitário, “o que, para além de resolver problemas ambientais diretos do aterro, tem grande importância do ponto de vista da salvaguarda das águas”.

Explicando melhor esta questão, Álamo Meneses acrescentou que o aterro “é potencialmente um foco importante de poluição das águas subterrâneas, e a ilha de Santa Maria depende, quase totalmente, de águas que são captadas nesta zona da ilha”.

Por isso, disse, este investimento é importante a esse e a outros níveis, “porque vai gerar algum emprego e alguma atividade económica em torno dos próprios resíduos, e também do ponto de vista da água e da qualidade do ambiente, em geral”.

GaCS/FA


Numero de Visitantes
  1284206  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE