PEPGRA  |  SRIR  |  Semana dos Resíduos  |  Resíduos no GRA  |  Sigestein  |  LEGISLAÇÃO  |  LINKS  |  CONTACTOS



Destaques
 
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Vamos cultivar uma Floresta da Vida
Contrapartidas financeiras
Portaria n.º 19/2019
Semana dos Resíduos centrada na educação
 

02-12-2011

“Separe o lixo com cuidado e da sua porta será levado!”


É o mote da campanha de sensibilização ambiental que a Associação de Municípios da Ilha de São Miguel acaba de lançar. Incentivar as populações a separarem os resíduos em casa é o grande objectivo da estratégia de comunicação a enveredar com vista ao incremento da recolha seletiva porta a porta em curso nos Municípios da área de intervenção da AMISM, desde Março de 2011.

A AMISM tem metas europeias a cumprir para a reciclagem, está apostada em atingir os objectivos, mas tal só será possível com uma cidadania ativa, pois os resultados dependem de todos nós. Apelar à separação de resíduos e separar corretamente constituem os principais objetivos da campanha que a AMISM está a desenvolver até Maio de 2012, juntamente com os Municípios associados.

Numa primeira fase, a AMISM aposta na sensibilização através das rádios e mensagens a propagar nas redes sociais, reforçando o apelo às populações a participarem na separação dos resíduos em casa, agora com a facilidade de que as Câmaras Municipais vão recolher à porta.

Trata-se de um sistema pioneiro no país pela sua abrangência, oneroso também, mas uma vez estando em causa princípios de proteção e preservação da Natureza, entendemos que esses valores falam mais alto. Assim, as pessoas participam mais facilmente neste processo de valorização de resíduos que se impõe em pleno século XXI nos países desenvolvidos, cujas taxas de valorização atingem entre 60 a 70%.

No início do próximo ano, novos outdoors serão estrategicamente colocados em cada um dos concelhos da área de intervenção da AMISM, num design apelativo, informativo e esclarecedor.

Nessa mesma altura, uma técnica ambiental da AMISM percorrerá as escolas básicas integradas desses mesmos concelhos para ações de formação junto da classe docente, sensibilizando-os para a importância da sua introdução nos currículos ou nas boas práticas ambientais dos estabelecimentos de ensino a separação de resíduos e a participação na recolha seletiva porta a porta. Chegar às novas gerações revela-se essencial neste processo evolutivo.

 A AMISM assinala a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos que está a decorrer com a apresentação desta nova campanha de sensibilização ambiental, numa tentativa de consciencialização das pessoas para a problemática dos resíduos, cuja solução assenta na alteração dos hábitos comportamentais a que não poderia deixar de se associar.

A família é o nosso público-alvo, pois a separação de resíduos é dever de cada membro do agregado familiar, estendendo-se a outras esferas como o trabalho e a escola, e só com a participação de todos é que conseguimos atingir os resultados.

A AMISM tem vindo a desenvolver este trabalho há praticamente uma década junto das populações, com maior incidência no público mais jovem, por temáticas, conforme as caracterizações periódicas efetuadas ao nível dos resíduos, ciente de que só assim é possível melhorar não só o seu desempenho como o desempenho ambiental, nossa prioridade, em conjugação com os Municípios associados.

http://www.amism.pt/


Numero de Visitantes
  848786  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

Já foram trocadas
100
PALHINHAS





 




 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE