PEPGRA  |  PEPGRA 20+  |  SRIR  |  SEMANA RESÍDUOS  |  PRODUTOS UTILIZAÇÃO ÚNICA  |  DEPÓSITO EMBALAGENS  |  ECONOMIA CIRCULAR  |  LEGISLAÇÃO  |  CONTACTOS



Destaques
 
Guia Técnico de Implementação de Sistemas PAYT, SAYT ou RAYT nos Açores
 Mais »
Lista de Operadores de Gestão de Resíduos
 Mais »
Lista de Entidades Gestoras de Fluxos Especificos de Resíduos atualizada
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
II Seminário Técnico sobre Economia Circ...
Momentos de envolvimento e formação
Estudo de Criação de Clusters de Competi...
 

7ª Edição da Semana dos Resíduos dos Açores



A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, promove, entre 19 e 27 de novembro de 2016, a realização da 7.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida, pelo segundo ano consecutivo, na 8.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas.

As ações integradas nesta iniciativa pretendem, essencialmente, sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos ao nível de ilha e dar a conhecer os seus destinos adequados, alertando para a prevenção, com vista à minimização da sua produção diária.

Neste âmbito, a Direção Regional do Ambiente renova a iniciativa de ser a entidade Coordenadora da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos (EWWR) para o território dos Açores. Na edição de 2015 foram promovidas cerca de uma centena se ações nos Açores, entre as quais, cinco foram de âmbito regional, ainda 21 no Pico, 19 em São Miguel, 15 no Faial, 15 nas Flores, cinco na Terceira, cinco no Corvo, três na Graciosa e uma em Santa Maria.

Qualquer entidade interessada pode promover ações e atividades de sensibilização e informação dedicadas à prevenção e gestão dos resíduos nas datas acima mencionadas, tendo como temática a “Resíduos de embalagens” (Redução de Resíduos de embalagens: Use menos embalagens!)

Podem candidatarem-se à Semana todos os que se enquadrem nas seguintes categorias:

  • Administração/Autoridade Pública
  • Associação/ONG
  • Empresa/Indústria
  • Estabelecimento de Ensino
  • Cidadão individual
  • Outro (por exemplo: hospital, lar de idosos, instituição cultural, etc.)

Poderão inscrever-se como Proponente de Ação da Semana dos Resíduos até ao próximo dia 4 de novembro de 2016, através do formulário disponível na plataforma de inscrição do site europeu www.ewwr.eu, seguindo o link http://www.ewwr.eu/register, encontrando-se disponíveis a partir de 1 de setembro.

Cada inscrição será posteriormente validada, pelo coordenador regional. Para as ações serem validadas terão de respeitar a temática do evento, tendo como compromisso os requisitos descritos na “Carta de Participação do Proponente de Ação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”. Qualquer proposta de ação focada exclusivamente noutro tema não será validada pela EWWR.

A título excecional, caso se verifique dificuldade de registo, poderão enviar a ficha de inscrição (clique aqui para aceder), devidamente preenchida, para o correio eletrónico para [email protected], sendo submetida posteriormente pelo Coordenador Regional.

As ações de sensibilização mais inovadoras serão distinguidas numa cerimónia europeia para entrega de prémios (EWWR Awards), onde anualmente são premiadas 6 ações, uma em cada categoria de Proponente de Ação. Trata-se de um prémio de carácter de reconhecimento da ação e não monetário. Os Proponentes de Ações que pretendam concorrer a este prémio terão que indicar a sua intenção na ficha de inscrição.

Contamos com o vosso contributo para a sensibilização sobre prevenção de resíduos na nossa Região!

Para qualquer informação adicional, poderá contactar a Direção Regional do Ambiente, através do telefone 292 207 300, ou pelo correio eletrónico [email protected].

Cartazes: 9 mitos, 9 perguntas frequêntes, 9 medidas de prevenção:

Material promocional (em português):

Material promocional em formato editável (em português):

Vídeos promocionais EWWR:

Outros vídeos:

Recursos Pedagógicos:

- Jogos:

- Cartazes:

- Ficha informativa :


Numero de Visitantes
  1277288  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 










 

HOMEPLANOS DE PREVENÇÃO E GESTÃOEDUCAÇÃO E PROMOÇÃO AMBIENTALTRANSPORTEFLUXOSOPERADORESCENTROSLICENCIAMENTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE