Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

14-09-2021

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala Noite Internacional dos Morcegos, 25th International Bat Night


A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinalou a Noite Internacional dos Morcegos, promovendo a ação “Desvendar o morcego dos Açores!” em diversas ilhas da Região.

A ação de sensibilização teve lugar nas ilhas das Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Terceira e Santa Maria e contou com a presença de 77 participantes. As atividades desenvolveram-se, maioritariamente, em locais onde existem colónias de morcegos, tendo sido possível, através de detetores de ultrassons utilizados pelo Corpo de Vigilantes da Natureza, escutar as suas vocalizações. 

Os principais objetivos das atividades foram a promoção do conhecimento sobre estes mamíferos, particularmente do único mamífero endémico da Região, o morcego dos Açores (Nyctalus azoreum), e, ainda, esclarecer o público em geral sobre o seu valor natural. A principal ameaça à sua sobrevivência é a perda e destruição do habitat devido à intervenção humana.

Com início em 1997, esta campanha de sensibilização europeia é promovida anualmente, no último fim de semana de agosto, pelo Secretariado do Acordo EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus, em mais de 30 países.

Desde 2010, foram adicionados à lista de espécies abrangidas pelo Acordo os morcegos que ocorrem nos arquipélagos atlânticos do território europeu, nomeadamente nos Açores, Madeira e Canárias.

A partir dessa data o Governo dos Açores passou a contribuir mais ativamente para a implementação do Acordo EUROBATS, através da monitorização da população de morcegos dos Açores (Nyctalus azoreum).

Mais informações disponíveis em: https://www.eurobats.org/

Autor: SRAAC

Numero de Visitantes
  1130270  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE