Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Planos de Ação das Reservas da Biosfera de Corvo, Flores, Graciosa e Fajãs de São Jorge | Consulta Pública
 Mais »
Planos de Gestão das Áreas Terrestres dos Parques Naturais das Ilhas de São Miguel, Pico e Faial | Discussão Pública
 Mais »
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Marta Guerreiro salienta voluntariado am...
Professor Rivas Martinez
GRA reforça corpo de VN
Governo dos Açores investe no Circuito I...
 

Açores 11-09-2020

Professor SALVADOR RIVAS – MARTÍNEZ


Foi com profunda consternação e tristeza que tomamos conhecimento no passado dia 27 de agosto, do falecimento do Doutor Rivas-Martínez, biólogo, farmacêutico, pteridólogo, micólogo, Professor Catedrático Emérito da Universidade de Madrid. A comunidade científica ficou mais pobre com o desaparecimento de um dos maiores ecólogos e botânicos do Sec. XX e XXI.
Este cientista, nascido em Madrid em 16 de julho de 1935, deixa, inquestionavelmente, um reconhecido e grandioso legado na ciência e no mundo.
Rivas-Martínez promoveu investigações em áreas diversas da ciência como a Geobotânica, Bioclimatologia, Biogeografia, Sintaxonomia e Modelação. São incontáveis as instituições científicas em que deixou algo de si, fazendo ou promovendo ciência ou sapiência, incluindo nos Açores, por isso esta nossa homenagem.
Este mestre de Ciência, esteve em expedição nos Açores numa colaboração da Direção Regional do Ambiente com o GEVA (Grupo de Ecologia Vegetal e Aplicada), constituindo uma oportunidade única de aprendizagem e partilha de conhecimentos.
Várias foram as publicações que resultaram desta estadia, salientando-se a checklist da vegetação de Espanha e Portugal (incluindo Açores), um trabalho incontornável de referência da vegetação do arquipélago (publicado em 2002 na revista Itinera Geobot. por Rivas - Martínez e um conjunto de muitos outros autores). Em consequência, outros estudos, dos Açores, surgiram posteriormente, da responsabilidade de vários botânicos, ligados à Associação Lusitana da Fitossociologia (ALFA) e Associação Espanhola da Fitossociologia.  Com este impulso científico, nasce a ideia de um possível encontro ALFA, que veio a ocorrer em 2006 na ilha Terceira, Açores.
Rivas-Martínez inspirou um conjunto de pessoas, com quem trabalhou, dentro desta equipa Universitária (GEVA) e, deste modo, deu-se continuidade dos estudos fitossociológicos até à atualidade, dando origem à definição e persecução de novos campos de investigação na Região. Rivas - Martínez ficará eternamente ligado à vegetação dos Açores, pelo que não podemos deixar de reconhecer o seu enorme contributo para o seu conhecimento e divulgação.
Pela sua dedicação, entusiasmo contagiante e empenho, na construção e divulgação da ciência nos Açores, será sempre recordado com grande estima. Foi um homem do conhecimento e professor como poucos e, por isso, terá marcado várias gerações de cientistas pelo mundo.
Vimos, deste modo, e por este meio, apresentar nosso pesar, endereçando condolências a familiares, colegas e amigos, deste grande homem da Ciência.

Legenda da fotografia: Expedição do Professor Rivas – Martínez aos Açores em 2001, com elementos da ALFA, do GEVA e da Secretaria Regional do Ambiente, em inventários fitossociológicos, no planalto central do Pico (Foto Eduardo Dias).

Autor: DRA e GEVA

Numero de Visitantes
  856213  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE