Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

13-04-2020

Governo dos Açores pretende classificar a Serra da Tronqueira e o Planalto dos Graminhais como Zona Especial de Conservação


O Governo dos Açores colocou hoje em consulta pública na sua plataforma www.legisgra.azores.gov.pt um anteprojeto de Decreto Regulamentar Regional que visa classificar a Serra da Tronqueira e o Planalto dos Graminhais, em São Miguel, como Zona Especial de Conservação (ZEC).
O Sítio de Importância Comunitária (SIC) Serra da Tronqueira/Planalto dos Graminhais abrange uma área terrestre superior a 2.000 hectares, distribuídos pelos concelhos do Nordeste, Povoação e Ribeira Grande.

A anteproposta do Executivo refere que a “classificação como ZEC visa contribuir para a manutenção ou o restabelecimento do estado de conservação favorável dos habitats e das espécies protegidas”.

Para o Governo dos Açores, neste âmbito, é “prioritário” promover condições para a conservação de charnecas macaronésicas endémicas, turfeiras de cobertura, turfeiras arborizadas e laurissilvas macaronésicas.

Prados mesófilos macaronésicos e turfeiras altas são outros habitats a privilegiar na Serra da Tronqueira/Planalto dos Graminhais.

De acordo com a proposta, esta ZEC ficará sujeita aos regimes de gestão e conservação estabelecidos pelo regime jurídico de conservação da natureza e da proteção da biodiversidade, pelo Plano Setorial da Rede Natura 2000 e pelo enquadramento do Parque Natural da Ilha de São Miguel.

O Governo dos Açores propõe ainda que se apliquem as medidas e ações complementares de gestão e conservação de habitats e espécies definidas no Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Miguel para a Reserva Natural do Pico da Vara e para a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Tronqueira e Planalto dos Graminhais.

A fiscalização caberá ao serviço da administração regional autónoma com competência em matéria de Ambiente, exercida, designadamente, através do Corpo de Vigilantes da Natureza, bem como aos serviços inspetivos e às autoridades policiais com competência em matéria de Ambiente, sem prejuízo do exercício dos poderes de fiscalização e de polícia.

O Governo dos Açores avança com este anteprojeto após ouvir os municípios envolvidos, bem como o Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CRADS).

O documento fica em consulta pública no Portal do Governo dos Açores ao longo dos próximos 30 dias.

Autor: GaCS/SREAT

Numero de Visitantes
  1129801  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE