Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Direção Regional do Ambiente promove col...
LIFE BEETLES é o novo projeto europeu de...
Arranque da elaboração da Estratégia Reg...
Vasco Cordeiro inaugura 'Casa dos Vulcõe...
 

22-05-2019

Parques Naturais dos Açores celebram a Semana Europeia de Geoparques


A Rede Europeia de Geoparques, que conta atualmente com 73 geoparques distribuídos por 24 países europeus, e na qual o Geoparque Açores está inserido, promove anualmente a Semana Europeia de Geoparques. Esta iniciativa, que decorre este ano de 27 de maio a 10 de junho, pretende sensibilizar a opinião pública para a geoconservação e promoção do património geológico, através da promoção de diversos eventos por toda a Europa.

Um geoparque é uma área territorial com limites bem definidos, que possui um notável património geológico, associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Neste sentido, os Parques Naturais dos Açores, em parceria com o Geoparque Açores, associam-se a esta Semana, realizando diversas atividades no âmbito do programa Parque Aberto.

No dia 25 de maio pelas 18h00, o Parque Natural do Pico celebra o 14º aniversário do Centro de Visitantes da Gruta das Torres, com a realização de uma palestra sobre as cavidades vulcânicas de São Jorge, proferida pelo núcleo de ilha da associação Os Montanheiros.
No mesmo dia, o Parque Natural da Graciosa realiza um rally-paper alusivo ao património geológico da ilha, com ponto de encontro às 14h00 na praça Fontes Pereira de Melo.

Na ilha Terceira, o Parque Natural promove no dia 1 de junho às 10h00, uma sessão de informação na Loja do Parque de Angra do Heroísmo sobre os vulcões dos Açores com destaque para o vulcanismo da ilha, seguida de um passeio pedestre pela cidade com interpretação da geodiversidade local.

No dia 2 de junho pelas 09h00, o Parque Natural do Faial realiza um percurso pedestre entre o Cabeço Verde e o Costado da Nau, orientado por um geógrafo, com interpretação da paisagem local e das suas estruturas geológicas.
Inserido no programa Parque Escola, serão dinamizadas ações direcionadas para o público escolar, mediante marcação prévia, sobre as particularidades geológicas dos Açores em geral e de cada ilha em particular.

Para mais informações sobre os Geoparques, contacte o portal da Rede Europeia de Geoparques - http://www.europeangeoparks.org e o portal do Geoparque Açores - http://www.azoresgeopark.com.

Saiba mais sobre as atividades realizadas pelos Parques Naturais no portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade - educarparaoambiente.azores.gov.pt, ou na página de Facebook dos Parques Naturais.

Foto: PHSilva | siaram.azores.gov.pt

Autor: Azorina, S.A.

Numero de Visitantes
  716160  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE