Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
Candidaturas aos prémios “Espírito Verde...
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do ...
Parques Naturais dos Açores assinalam a ...
 

22-05-2019

Marta Guerreiro apela à participação ambiental ativa dos cidadãos através do CRADS


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo apelou ontem a uma participação ambiental ativa através do CRADS – Conselho Regional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que agora permite que todos os cidadãos possam participar na tomada de decisões relacionadas com as matérias em que este órgão tem competências.

Arta Guerreiro, que falava, em Ponta Delgada, no final de uma reunião deste Conselho, vincou a importância de os Açores terem "uma cidadania ambiental ativa e consciente”, sendo que a abertura do CRADS “dita exatamente a necessidade de ter cidadãos preocupados e envolvidos nestas matérias”, onde todos podem “influenciar” as decisões sobre as políticas ambientais.

A governante lembrou que os cidadãos podem participar, seja mediante a apresentação de comunicações ao plenário, da indicação de assuntos que pretendam ver abordados, mas também por via de comentários ou sugestões sobre os temas em debate, através do sítio do CRADS na Internet, disponibilizado no Portal do Governo dos Açores, frisando que esta alteração permite que os Açorianos sejam protagonistas na construção de um futuro mais sustentável nos Açores.

A reunião de ontem analisou temas como o relatório de produção e gestão de resíduos urbanos de 2018, medidas em vigor destinadas à redução do consumo de plásticos de uso único, bem como o projeto de intervenção e das bases do modelo de gestão e a implementar no Monumento Natural do Pico das Camarinhas – Ponta da Ferraria, em S. Miguel.

Foi ainda apresentado o estado de execução do projeto LIFE IP Azores Natura, o plano para a mobilidade elétrica nos Açores, o relatório anual do controlo da qualidade da água para consumo humano de 2018 e a atualização da informação relativa ao processo de análise e acompanhamento dos trabalhos de reabilitação para a melhoria da situação ambiental envolvente aos furos de abastecimento de água do concelho de Praia da Vitória, na ilha Terceira.

A titular da pasta do Ambiente salientou que estes temas têm sido, consequentemente, analisados e discutidos no CRADS, sendo importante a pronúncia dos membros do Conselho na prossecução dos diversos projetos depois de serem auscultadas as entidades que estão no terreno e lidam, diariamente, com os desafios que o património ambiental dos Açores apresenta.

Marta Guerreiro sublinhou ainda a elevada participação dos conselheiros, numa vontade de elevar a qualidade do património ambiental e a salvaguarda dos recursos naturais do arquipélago.
 

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  731675  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE