Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Vila Franca do Campo 01-06-2019

Marta Guerreiro destaca “participação ambiental cada vez mais ativa” da nova geração


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou hoje “a participação cada vez mais ativa” de uma nova geração, que está ciente dos desafios da atualidade no que diz respeito a um rumo de desenvolvimento sustentável.

“Ficamos satisfeitos por estes serem temas da ordem do dia, mas, mais do que isso, por terem uma ação consequente, com as pessoas e, principalmente, os nossos jovens a participar, a refletir, a sugerir e a pensar sobre as atitudes do presente as suas consequências no futuro”, salientou Marta Guerreiro.

A titular da pasta do Ambiente afirmou que “está à vista” a importância de uma alteração de comportamentos, apelando, por isso, a “práticas amigas do ambiente”, que “podem e devem” ser levadas a cabo pelos cidadãos, pelo governo, pelas empresas e pelos mais diversos setores de atividade.

“Por exemplo, o combate aos plásticos descartáveis vem sendo uma prioridade deste Governo, com as mais diversas ações para resolução desta problemática”, acrescentou.

Marta Guerreiro destacou a substituição dos sacos de plásticos descartáveis por meios alternativos e reutilizáveis e as campanhas 'Diga NÃO aos plásticos descartáveis' e 'Açores sem palhinhas', neste último caso, com a adesão de 232 estabelecimentos em todas as ilhas do arquipélago, tendo sido retiradas cerca de 380 mil palhinhas de plástico.

Entre 2016 e 2018 foram distribuídos menos 153 milhões de sacos de plástico no comércio a retalho da Região, retirando do consumo cerca de mil toneladas de plásticos.

Marta Guerreiro falava à margem de uma ação de limpeza no Ilhéu de Vila Franca do Campo, enquadrada na Campanha do Governo Regional 'Açores Entre-Mares', dinamizada anualmente pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, e que decorre em todas as ilhas entre 20 de maio, Dia Europeu do Mar, e 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos.

Subordinada ao tema ‘Lixo Zero no Mar dos Açores’, o slogan este ano é 'O Mar dos Açores não precisa de filtros, precisa de si'.

Esta iniciativa, que este ano perfaz a 10.ª edição, tem como objetivo promover o conhecimento do mar e a sustentabilidade das atividades marítimas, envolvendo a sociedade açoriana na proteção e valorização do ambiente marinho do arquipélago.

“Esta foi uma ação inserida num conjunto de tantas outras que estão a ser levadas a cabo em todas as ilhas, removendo toneladas de plástico que prejudicam os ecossistemas marinhos, estando presentes dezenas de pessoas que voluntariamente se encontram aqui a salvaguardar os nossos recursos naturais”, reforçou.

A Secretária Regional frisou ainda que “o ilhéu de Vila Franca do Campo é um ex-libris do ponto de vista turístico, é também uma das 123 áreas protegidas dos Açores, com um património ambiental único que deve ser preservado, pelo que deixamos uma palavra ao Clube Naval de Vila Franca do Campo por se ter associado a esta campanha tão relevante”.

  

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1129965  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE