Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

18-06-2019

Comemorações da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico com “programa que faz jus à sua importância”, afirma Diretor Regional


O Diretor Regional do Ambiente salientou hoje que o programa das comemorações da classificação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e da sua designação como Património Mundial pela UNESCO “faz jus à sua importância ambiental e cultural”, adiantando que as iniciativas decorrem entre 27 de junho e 2 de julho.

Hernâni Jorge, que falava numa conferência de imprensa, no Pico, para apresentação do programa comemorativo, recordou que a Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi classificada como Área Protegida a 27 de junho de 1996 e, a 2 de julho de 2004, foi aprovada pela UNESCO a inscrição da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico na lista do Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural.

“Entre o dia em que faz 23 anos da publicação do diploma de classificação como Área Protegida e o dia do 15.º aniversário da designação como Património Mundial, a Direção Regional do Ambiente propõe-se desenvolver um conjunto de atividades comemorativas”, afirmou.

No primeiro dia das comemorações serão entregues ‘vouchers’ a todos os passageiros desembarcados no Aeroporto do Pico para visita ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico e ao Museu do Vinho, válidos para o período de 27 de junho a 2 de julho.

A 28 de junho, no período da manhã, terá lugar o colóquio ‘A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico – contributos para o desenvolvimento sustentável’, nos Paços do Concelho de São Roque.

Na tarde deste dia, no Auditório Municipal da Madalena, realiza-se um Pico de Honra com uma edição especial do vinho Lajido comemorativa dos 15 anos da designação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico como Património Mundial, seguindo-se a sessão solene evocativa das classificações e a exibição do documentário ‘Vinha do Pico – Paisagem de Oportunidades’, de Paulo Henrique Silva.

No dia 29 de junho, numa vertente mais lúdica, realiza-se um ‘peddy paper’, denominado ‘Orienta-te no Lajido’, e uma noite de Chamarritas, no Museu do Vinho.

O programa comemorativo inclui ainda outras atividades, como uma prova de vinhos no Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, a 30 de junho, e o III Workshop: Paisagens Culturais Vinhateiras, Património da Humanidade, a 1 e 2 de julho.
  

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1129824  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE