Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

27-06-2019

Governo dos Açores entrega 44 equipamentos de apoio à limpeza e manutenção da rede hidrográfica


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou que o Governo dos Açores vai entregar 44 equipamentos de apoio à limpeza e manutenção da rede hidrográfica, no âmbito do projeto 'A Minha Ribeira', do programa Eco-Freguesia, Freguesia Limpa 2019.

“Iniciámos hoje a entrega a estas cinco freguesias, o que depois será feito nas restantes ilhas”, afirmou Marta Guerreiro, que falava na entrega dos equipamentos às cinco freguesias do Faial que foram contempladas, nomeadamente Conceição, Pedro Miguel, Praia do Almoxarife, Ribeirinha e Salão.

A titular da pasta do Ambiente salientou que estes equipamentos de apoio incluem uma motosserra elétrica, com uma bateria extra, um carregador e uma caixa para as baterias.

Abrangendo este ano uma intervenção em cerca de 210 quilómetros de linhas de água, o projeto 'A Minha Ribeira' disponibiliza ferramentas para que as Juntas de Freguesia mobilizem as populações para a monitorização e limpeza das linhas de água, por via da adoção de um ou mais troços de ribeira, assegurando a respetiva monitorização e a manutenção de condições de limpeza e de normal de escoamento ao longo do ano.

“Este ano, concorreram ao programa Eco-Freguesia, Freguesia Limpa 143 freguesias, correspondendo a 91,6% da sua totalidade na Região, com um investimento de 453 mil euros, a que acrescem 44 mil euros com a entrega destes equipamentos”, salientou.

Marta Guerreiro lembrou que o programa “tem como objetivo reconhecer e distinguir o esforço das entidades locais, em colaboração com as suas populações, na limpeza, remoção e destino final dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental”.

“Muito recentemente, entregámos também os Prémios de Excelência de 2018, que distinguem as freguesias cujo esforço de limpeza e manutenção obtenha as pontuações mais elevadas nos diversos critérios de avaliação”, acrescentou a Secretária Regional, referindo que, neste último ano, foram distinguidas 26 em todo o arquipélago, sendo quatro da ilha do Faial.
   

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1129896  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE